EQST

Qual A Diferença Entre A Responsabilidade Civil Contratual E A Responsabilidade Civil Extracontratual Justifique A Reposta?

Qual a diferença entre a responsabilidade civil contratual e a responsabilidade civil extracontratual justifique a reposta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a diferença entre a responsabilidade civil contratual e a responsabilidade civil extracontratual justifique a reposta?

A responsabilidade contratual se origina da inexecução contratual. Pode ser de um negócio jurídico bilateral ou unilateral. ... A responsabilidade extracontratual, também chamada de aquiliana, se resulta do inadimplemento normativo, ou seja, da prática de um ato ilícito por pessoa capaz ou incapaz ( Art.

O que é uma responsabilidade contratual?

A responsabilidade contratual é aquela que deriva da inexecução de negócio jurídico bilateral ou unilateral, isto é, do descumprimento de uma obrigação contratual, sendo que a falta de adimplemento ou da mora no cumprimento de qualquer obrigação, gera esse ilícito contratual.

Quais são as subespécies de responsabilidade civil extracontratual?

Estas duas, a responsabilidade civil subjetiva e a objetiva, encontram fundamentação legal no art. 927, do Código Civil. ... Já na extracontratual, por sua vez, viola-se um dever legal, previsto em Lei, não permanecendo qualquer vínculo jurídico entre as partes (CC/02, arts. 186 e 927).

O que é uma responsabilidade civil direta?

A responsabilidade civil direta , também chamada de simples ou por ato próprio, é aquela que o agente do dano é o responsável por sua reparação. ... A responsabilidade civil indireta ou complexa ocorre quando o responsável pela reparação do dano é pessoa distinta da causadora direta da lesão.

Quais são as excludentes válidas nos casos envolvendo a responsabilidade do animal?

Ou seja, a responsabilidade civil do dono ou do detentor é objetiva, mas admite as excludentes de fato exclusivo de terceiro ou caso fortuito/força maior (quando os efeitos não podem ser evitados ou impedidos).