A potenciação é uma operação que surge a partir da multiplicação de fatores iguais como uma alternativa para simplificar a notação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) No item a, se somarmos o número 2 com ele mesmo 7 vezes, obteremos o resultado 14.
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente.
O expoente, a letra b, é a quantidade de vezes que a base foi repetida, e já a potência representada pela letra c é o resultado dessa sucessiva multiplicação. No exemplo, o número 2 é a base, o 6 é o expoente e o número 64 é o resultado, ou seja, a potência. Desse modo obtemos que dois elevado a seis é igual a 64.
Para se reduzir a uma só potência devemos dominar as propriedades das potências de mesma base:
portanto, uma das propriedades de potencia é que se voce tiver dentro dos parenteses ou colchetes APENAS operacoes de multiplicacao ou divisao, voce pode "jogar" o expoente para cada um dos termos. quando voce tem (potencia)elevada a outra potencia, voce pode multiplicar os expoentes.