A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. ... Visando satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo.
Segundo o “Council of Supply Chain Management Professionals”, a logística é a parte da cadeia de abastecimentos responsável pelo “planeamento, implementação e controlo dos fluxos e do armazenamento eficiente e económico de matérias-primas, semi-acabados e produtos acabados, bem como toda a informação associada desde o ...
Dentro de uma empresa, a função principal do profissional de logística é, basicamente, ser responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa.
Logística integrada é a união dos processos logísticos, desde a compra de um insumo para a produção até a chegada dele ao consumidor final. Dessa forma uma logística integrada eficiente só pode ser alcançada com processos coordenados executados por um sistema de trabalho inteligente.
O Supply Chain atua de forma estratégica influenciando todas as pontas da cadeia de suprimentos, desde a programação dos fornecedores até a satisfação do cliente. À medida que o setor se desenvolve, os desafios de entendimento e gestão dos processos com as novas tecnologias crescem na mesma proporção.
O que é É a solução de e-fulfillment dos Correios para micro e pequenas empresas de e-commerce e marketplaces, por meio de logística integrada as empresas são contempladas com a prestação de serviços que abrangem da armazenagem até a entrega ao cliente final.
A logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos.
A logística e a cadeia de suprimentos tem por objetivo realizar a gestão de todas as operações associadas à organização interna e externa de uma empresa, garantindo coordenação e integração entre todos os componentes da cadeia, como fornecedores, consumidores e prestadores de serviço.
A logística controla os processos de distribuição e os internos. Já a cadeia de suprimentos monitora os processos internos e externos, inclusive a gestão de todo o ciclo. Portanto, a relação entre os dois elementos é fundamental para os resultados positivos da empresa.
A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.
A cadeia de suprimentos de uma empresa, nada mais é do que o conjunto de todos os parâmetros para o funcionamento da rede empresarial, recursos esses como transportes, estoques , custos operacionais , dentro outros.
Uma cadeia de suprimentos responsiva é aquela que consegue atender a demanda do cliente assim que lhe é requisitada. Por outro lado, esta movimentação pode ter aumento de gastos, o que torna a cadeia menos eficiente. Eficiente é a cadeia que melhor consegue gerenciar produção e custos, com foco no valor.
A logística e a gestão de cadeia de suprimentos têm como objetivo gerenciar todas as tarefas referentes à logística interna e externa de uma organização, além de proporcionar controle e cooperação entre todos os integrantes dessas atividades. São eles: fornecedores, prestadores de serviço e consumidores.
O principal objetivo da Cadeia de suprimentos é planejar, administrar e controlar o fluxo de materiais desde o fornecedor de matérias primas até o consumidor final eficientemente e o mais ágil possível, de forma que agregue valor a todos da cadeia.
A gestão da cadeia de suprimentos encara, atualmente, alguns desafios principais — merecendo destaque a integração de equipes, o monitoramento de resultados, a flexibilidade e atendimento ao mercado e, também, a própria complexidade da estrutura da cadeia.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode servir para alavancar seus negócios, pois contribui para a otimização do serviço. Ao facilitar todos os processos até a chegada do produto para o consumidor final, é possível economizar tempo e dinheiro.
A intenção é promover a elevação do nível de serviços e reduzir custos, aumentando a competitividade das empresas. O uso das técnicas de supply chain management é essencial para as empresas que desejam se destacar, com eficiência e resultados, no setor logístico.
A gestão de qualidade é uma estratégia de busca contínua por elevados padrões, visando melhorar o desempenho das pessoas, os processos, os produtos e o próprio ambiente de trabalho. ... Essa certificação representa o caminho mais indicado para que as empresas ajustem suas ações e processos.
2) Por que a cadeia de abastecimento integrada é tão importante para as organizações? ... A cadeia de abastecimento permite que a empresa crie vantagem competitiva, já que o fornecimento de produtos e serviços será feito independente da localização do consumidor.
A gestão integrada da cadeia de abastecimento permite visibilidade total dos processos permitindo que os níveis de serviço aos clientes sejam medidos e que as necessidades dos clientes sejam atendidas. ... Um cliente insatisfeito, independentemente de segmento de negócio, é uma ameaça para qualquer organização.
Hoje, dentro de uma visão moderna de Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), os canais de distribuição tem quatro funções básicas: indução da demanda, satisfação da demanda, pós-vendas (todo o trabalho de relacionamento com o cliente, desenvolvimento de novos produtos e serviços com base em ...