Vacina Hepatite A: 1ª dose, sendo a 2ª indicada aos 18 meses; Vacina Tríplice Viral: 1ª dose da vacina que protege contra o sarampo, rubéola, e caxumba; Vacina Meningocócica C: reforço da vacina contra a meningite C.
O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que o contato não seja direto com a pele.
Reação Vacinal – Febre Amarela: Leves Começam geralmente após o 3º dia da aplicação e duram de 1 a 3 dias.
É utilizada há mais de sessenta anos e efeitos colaterais graves (incluindo óbitos) são raros. Cerca de de 5% das pessoas pode desenvolver, 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular, sendo infrequente a ocorrência de reações no local de aplicação.
Como funciona a vacina contra a febre amarela A vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus.
O que é a Vacina contra Febre Amarela? A Vacina contra Febre Amarela protege contra a doença infecciosa transmitida por mosquitos vetores em locais rurais e urbanos. Ela é comum nas regiões tropicais da América do Sul e África.
A vacina febre amarela (atenuada) é utilizada na prevenção da febre amarela, doença causada por um arbovírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. É recomendada para vacinação em áreas endêmicas ou epizoóticas ou para os viajantes que a elas se destinam.
A vacina contra a febre amarela pode ser encontrada gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde ou em clínicas privadas de vacinação credenciadas junto à Anvisa.
Crianças a partir de nove meses já precisam do Certificado.
Em caso de necessidade de obtenção de uma segunda via, o cidadão deverá ir à unidade de saúde na qual foi vacinado e se informar sobre a existência de registro da(s) vacina(s). Na identificação das informações de vacinação, o profissional do serviço de saúde irá disponibilizar um novo comprovante.
O primeiro passo é tomar a vacina contra a Febre Amarela em um posto de saúde. Você receberá um comprovante que deve estar carimbado e é importante que todos os dados estejam legíveis, especialmente o código do lote.
Como obter o Certificado Internacional de Vacinação
Para ter acesso a esse serviço, basta se cadastrar no Portal de Serviços do Governo Federal, com o CPF e o e-mail. No formulário, você precisará enviar o seu RG e do comprovante nacional de vacinação digitalizado. A equipe da Anvisa analisa e aprova os documentos em até 5 dias úteis e depois é só imprimir o cartão.
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é emitido, gratuitamente, pela Anvisa. Para tirar o seu, compareça a um dos centros de atendimento (veja a lista aqui). Leve o certificado de vacinação que recebeu no posto de saúde e sua carteira de identidade.
Sua emissão pode ser feita em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em clínicas particulares — basta apresentar um documento com foto. O cartão deve ser atualizado sempre que uma nova vacina for tomada.
Como acessar a sua carteira de vacinação digital no PC
Existe vacina contra a rubéola? A vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) protege a pessoa contra a rubéola. O Calendário de Vacina- ção do Ministério da Saúde recomenda que as crianças de 1 a 11 anos recebam vacina tríplice viral.