Grupos de nutrientes indispensáveis para o corpo Os grupos de nutrientes que fazem parte de uma alimentação saudável e balanceada são compostos por carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.
Importância dos alimentos na saúde
A hidratação diária é fundamental para o bom desempenho do organismo e ingerir, pelo menos, 2 litros de água diariamente deveria fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Portanto, mesmo que não sinta sede, hidrate-se. Se for difícil tomar a água em seu estado puro, faça-o por meio de sucos, chás e das frutas.
Exemplos: trigo, arroz, milho, centeio, cevada, aveia, pães, massas, batata, cará inhame, mandioca. Frutas, verduras e legumes: São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Mantendo a saúde e o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumidos em grande quantidade durante o dia.
12 alimentos que você deve comer todos os dias
Alguns alimentos devem ser ingeridos todos os dias porque são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, como cereais integrais, peixes, frutas e legumes, que ajudam no correto funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção de doenças degenerativas, como câncer, pressão alta, diabetes ou obesidade, por ...
Na base, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.
Dentre os legumes mais famosos estão a cenoura, chuchu, beterraba e a abóbora, que podem ser preparados de várias formas. Você pode ralar, cozinhar em água fervente ou misturar pedaços crus na salada. Verduras como o alface e o brócolis também fazem superbem à saúde, então tente implementá-los a sua dieta!
Entre os alimentos que evitam o aparecimento do escorbuto estão as laranjas, morangos, brócolis, kiwis, pimentões e toranjas, mas o cozimento em excesso pode destruir nutrientes essenciais.
O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Apresenta sintomas como a hemorragia gengival, e a prevenção é feita mediante ingestão diária de vitamina C. O escorbuto é uma doença relacionada à deficiência de vitamina C.
Além de proteger contra a doença, a vitamina C previne infecções e ajuda na manutenção da integridade das paredes dos vasos sanguíneos. Apesar de ser bem conhecido o papel da vitamina C na prevenção do escorbuto, essa relação só foi percebida em 1747 pelo médico escocês James Lind.
O escorbuto é uma doença que ocorre pela carência grave de vitamina C (ácido ascórbico) na dieta. Tem como sintomas: hemorragias na gengiva, dores nas articulações, dificuldade de cicatrização de feridas, instabilidade dos dentes, dentre outras.
Causado por deficiência nutricional de vitamina D, cálcio ou fósforo e por fatores genéticos, o raquitismo atinge os ossos, deixando-os fracos e predispostos a envergarem.
Entre os séculos XVI e XIX, assumia-se que em cada viagem cerca de metade dos marinheiros morreria de escorbuto. A descoberta de que o escorbuto pode ser tratado com a ingestão de citrinos é geralmente atribuída ao cirurgião escocês da Marinha Real Britânica James Lind, em 1753.
Esses sintomas, comuns entre os marinheiros na época das grandes navegações, indicavam a ocorrência de escorbuto, doença nutricional provocada pela falta de vitamina C que pode levar à morte. A causa era a ração dos tripulantes, escassa e que não continha frutas e verduras.