Resultados fazem parte da pesquisa Problemas e Prioridades para 2016
As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.
a) Quais os principais problemas relacionados a desigualdade social em seu bairro? b) Como são tratados esses problemas? (segurança, educação, saúde, moradia, transporte, emprego).
Consequências
A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população. Isso decorre da falta de acesso à educação de qualidade e a dificuldade de acesso aos serviços básicos (como saúde), por exemplo. Logo, é possível de ser percebido, sobretudo, por meio do desemprego e da violência.
As consequências que podem ser observadas no cotidiano causadas pela desigualdade social são : fome, educação precária , pobreza , desigualdade racial , desemprego, violência , criminalidade , desemprego e falta de acesso a serviços públicos de qualidade.
Resposta. Resposta: acesso da população a serviços básicos, como transporte e saúde; os salários baixos; a estrutura fiscal injusta (os mais pobres pagam, proporcionalmente, mais impostos que os mais ricos); e a precariedade do sistema educacional.
Concentração de renda é definida como a distribuição desigual de renda por unidade residencial ou indivíduo entre os diferentes participantes de uma economia. Normalmente a concentração de renda é apresentada como uma proporção entre renda e população (INVESTOPEDIA, 2017).
O 1% mais rico da população brasileira detém 28,3% da renda e os 10% mais ricos ostentam 42,5%. Enquanto isso, os 40% mais pobres possuem 10,4%.
A desigualdade econômica se caracteriza pela distribuição desigual de renda em determinada região, sendo influenciada por fatores históricos, sociais e pela falta de investimento em políticas sociais.
Favelização; pobreza; miséria; desemprego; desnutrição; marginalização; violência Falta de acesso à educação de qualidade; Política fiscal injusta; baixos salários;Dificuldade de acesso aos serviços básicos; saúde, transporte público e saneamento básico são as causas e os principais desafios desses problemas da ...
10 ações urgentes contra as desigualdades no Brasil
Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas não é obrigatório que assim o seja.