EQST

Como Deve Ser Feita A Aferiço De Parmetros Fisiolgicos E Bioqumicos Nas Farmcias E Drogarias?

Como deve ser feita a aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos nas farmácias e drogarias?

10) Como deve ser feita a aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos nas farmácias e drogarias? R. Para a medição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos deverão ser utilizados materiais, aparelhos e acessórios que possuam registro, notificação, cadastro, salvo se forem legalmente dispensados.

É permitida a aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos sendo que os parâmetros fisiológicos cuja aferição é permitida nos termos dessa resolução são pressão arterial temperatura corporal e batimento cardíaco?

( ) É permitida a aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos, sendo que os parâmetros fisiológicos cuja aferição é permitida nos termos dessa Resolução são pressão arterial, temperatura corporal e batimento cardíaco.

São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos?

São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos, regulamentados pela ANVISA e preconizados pela RDC 44/09. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

Quanto ao armazenamento de medicamentos Podemos considerar a temperatura ambiente aquela que?

O grau de umidade para estocagem de medicamentos e insumos farmacêuticos deve ser mantido entre 40% e 70%. Estocar em temperatura ambiente (15 a 30ºC) os me- dicamentos e insumos farmacêuticos que não exigem condições especiais de conservação, sendo ideal não ser superior a 25ºC para conforto térmico.

Qual a temperatura ideal da geladeira de medicamentos?

A temperatura da geladeira de medicamentos deverá permanecer entre dois e oito graus centígrados positivos (+2º a +8ºC). A temperatura da geladeira de medicamentos deverá ser mensurada por meio da utilização de Termômetro Digital de Máxima e Mínima fixado na parte externa, no início de cada turno.

São remédios fabricados em embalagens especiais e vendidos na medida recomendada pelo profissional da saúde?

Medicamentos fracionados são remédios fabricados em embalagens especiais e vendidos na medida exata que o consumidor precisa.

O que é medicamento Segundo a Anvisa?

Medicamentos são produtos especiais elaborados com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas, sendo produzidos com rigoroso controle técnico para atender às especificações determinadas pela Anvisa.

O que é a bioequivalência dos medicamentos?

Bioequivalência. É o estudo comparativo entre as biodisponibilidades de dois medicamentos que possuem a mesma indicação terapêutica e são administrados pela mesma via extravascular, na mesma dose.

Qual é o papel da Anvisa?

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Anvisa é uma agência reguladora e sua finalidade é fiscalizar a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos.

O que é considerado medicamento?

Os medicamentos são substâncias ou preparações que se utilizam como remédio, elaborados em farmácias ou indústrias farmacêuticas e atendendo especificações técnicas e legais. Medicamentos são produtos com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou então aliviar os seus sintomas.

O que é indicação terapêutica?

"Uma indicação terapêutica é um atributo do fármaco ou medicamento, intrínseca a ele, preexistente ao achado.

Qual a diferença do medicamento é um suplemento?

O mesmo dicionário descreve medicamento, como: substância ou preparado que se utiliza como remédio. O termo é uma referência direta a definição anterior deixando claro que todo medicamento é um remédio. Já o suplemento é considerado: Parte que se adiciona a um todo para ampliá-lo, esclarecê-lo e/ou aperfeiçoá-lo.

O que é o princípio ativo?

É a substância ativa que está na fórmula do medicamento e que deverá exercer o efeito desejado para o tratamento do paciente.

O que são os princípios ativos?

Princípio ativo (AO 1945: princípio activo) é a substância que deverá exercer efeito farmacológico. Um medicamento, alimento ou planta pode ter diversas substâncias em sua composição, porém somente uma ou algumas destas conseguirão ter ação no organismo.