Músculos do braço
Músculos do Membro Superior
Músculos dos Membros Superiores
Região Costal
A parede torácica é formada por todos os tecidos de revestimento e músculos dessa região.
Os verdadeiros músculos da parede torácica preenchem os espaços entre as costelas e atuam nelas, elevando ou abaixando, e são denominados músculos intercostais. O diafragma está localizado entre o tórax e o abdômen, e sua movimentação permite que os pulmões se expandam durante a inspiração.
A contração do músculo transverso do tórax puxa as cartilagens costais caudalmente, auxiliando assim na expiração. Entretanto, ele não é considerado parte dos músculos respiratórios primários, como os músculos intercostais ou o diafragma.
Tipos de músculos O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
A dor ou desconforto na parte frontal do corpo, abaixo do pescoço e acima do abdômen superior, gera apreensão e logo é associada ao infarto. No entanto, a dor no peito pode ser sintoma de muitas outras questões de saúde. Entre elas, refluxo, úlceras, problemas na vesícula biliar, nos pulmões e dores musculares.
Independente das causas, a dor torácica pode ser aguda ou sutil, levando a uma sensação de desconforto, aperto, pressão, gases, queimação ou pontadas na região anterior do tórax. Além disso, pode vir associada a dores musculares nas costas, ao respirar, pescoço, mandíbula, parte superior do abdômen ou braço.
Angina pectoris A angina pectoris, ou angina de peito, é uma condição que acontece quando existe uma diminuição do fluxo de sangue que chega no músculo do coração, levando ao surgimento de dor no peito do lado esquerdo que pode durar entre 5 a 10 minutos e irradiar para o braço ou pescoço.
No geral, as causas mais comuns de dor torácica são: Doenças na região das costelas, cartilagem das costelas, músculos peitorais (dor musculoesquelética das paredes do tórax) ou dos nervos localizados no tórax. Inflamação da membrana que envolve os pulmões (pleurite)
A dor no coração é quase sempre associada ao infarto. Essa dor é sentida como um aperto, pressão ou peso sob o peito de duração de mais de 10 minutos, que pode irradiar para outras regiões do corpo, como costas, e geralmente está associada com formigamento nos braços.