Conheça 8 benefícios concedidos para pessoas acima dos 60 anos
Na meia-idade, há a necessidade de manutenção das estruturas já formadas, como o casamento, família e carreira. Há também abdicação de sonhos ou fantasias, juntamente com a satisfação com o que já foi obtido. Por outro lado, é considerado o último momento para rompimento e novas tentativas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante. Atualmente, muito tem se falado também sobre uma “quarta idade”, que reúne pessoas com 80 anos ou mais.
“As mudanças físicas começam a surgir por volta dos 40 anos de idade. A primeira delas é a presbiopia, que é a dificuldade de visão – cada vez mais temos que afastar o que a gente quer ler.
O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência; ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro e é no presente que os dois se encontram.