As principais vias catabólicas são glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa. Já as de anabolismo são fotossíntese e quimiossíntese.
Via anabólica: pequenas moléculas são reunidas em moléculas maiores. Normalmente, energia é necessária. Via catabólica: grandes moléculas são quebradas em moléculas menores. ... Vias catabólicas envolvem a quebra de moléculas complexas em moléculas mais simples e tipicamente liberam energia.
Anfibolismo, em metabolismo, é o elo entre as vias catabólicas, em catabolismo, e anabólicas,em anabolismo. ... Onde se é promovida a quebra de moléculas para a liberação de energias livres no organismo e o consumo de tais energias na síntese de outras moléculas.
Na maioria dos sistemas multienzimáticos, a primeira enzima da sequência é a regulatória. ... A atividade das enzimas regulatórias ocorre de várias formas. As enzimas alostéricas funcionam através de ligações não covalentes e reversíveis. Outras enzimas são reguladas por modificação reversível de sua polaridade.
As enzimas atuam em cadeia, sendo que diversas delas podem atuar em sequência, num determinado conjunto de reações, formando as chamadas vias metabólicas. Uma célula apresenta diversas vias metabólicas, cada uma responsável por uma função específica, por exemplo, a síntese de substâncias, como os aminoácidos.
Algumas vias metabólicas são lineares e algumas são ramificadas, gerando múltiplos produtos a partir de um único precursor (divergente) ou convertendo vários precursores em um único produto (convergente).