Descrição. O lugol é um suplemento iodado a partir da combinação de iodo e iodeto de potássio. Estimula o bom funcionamento da glândula tireoide, melhorando a produção de hormônios, e controla a síntese de estrogênio nos ovários. É uma suplementação segura e eficaz para repor a carência de iodo no organismo.
Recomenda-se tomar 2 gotas da solução misturado na água. 1 vez ao dia sendo o suficiente para os benefícios de Lugol. Dr. Lair Ribeiro explica a importância da suplementação diária de Iodo.
Já os seus efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos, dores de estômago, diarreia, gosto metálico na boca, febre, cefaleia, corrimento nasal, espirros ou acne.
Contra indicação do Lugol Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas e lactantes menores de 16 anos, sem orientação médica.
Solução De Lugol 5% Modo de usar: Tomar 2 Gotas De Lugol Diluídas Em Um Copo De Água. Cada Gota Contém 6,25 Mg De Iodo Elementar. Após Aberto Manter O Frasco Na Posição Vertical.
Como fazer uso da solução de iodo, Lugol 5%? Deve-se iniciar a suplementação com apenas 1 gota por dia, de preferência, no período da manhã (não precisa ser em jejum). Esta gota de Lugol 5% deve ser diluída em um copo com água.
Selênio: Tomar 1 cápsula 1 vez ao dia. Lugol Inorgânico: Pingar 2 gotas em um copo com não menos que 300 ml de água e tomar 1 vez ao dia.
O iodo é um mineral que se faz necessário para a produção da síntese de hormônios da tireoide, os quais são responsáveis pela correta regulações das funções do organismo. Em caso de deficiência de iodo, pode ocorrer bócio (aumento fora do normal da glândula com formato de borboleta localizado abaixo do pomo de Adão).
Além disso, cremes com iodo podem ser aplicados na pele para combater e prevenir infecções, melhorar a cicatrização de feridas na boca durante a quimioterapia e tratar feridas e úlceras em diabéticos.
Deficiência importante de iodo na gravidez pode causar:
Causas dos distúrbios por deficiência de iodo: - consumo de alimentos oriundos de solos pobres em iodo; - uso de sal não iodado na alimentação; - baixo consumo de alimentos ricos em iodo.
Os alimentos mais ricos em iodo são os de origem marinha como a cavala ou o mexilhão, por exemplo. No entanto, existem outros alimentos que são ricos em iodo, como o sal iodado, leite e ovos. É importante também saber que o teor de iodo nos vegetais e nas frutas é muito baixo.
As pessoas com excesso de iodo são aconselhadas a usar sal não iodado e a reduzir o consumo de alimentos que contêm iodo, tais como frutos do mar, algas, iogurte e leite.
20 ALIMENTOS QUE SÃO UMA BOA FONTE DE IODO
Morangos: Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo. Uma xícara de morangos contém 12,96 mcg de iodo ou 8,6% da RDA (Recursos: Descrição e Acesso).