Quais So As Vantagens E Desvantagens Do Recrutamento Misto?

Quais so as vantagens e desvantagens do recrutamento misto

A busca por vagas de emprego ocorre a todo o tempo, em todos os dias, no mundo todo. Processos de seleção se atualizam constantemente para encontrar os profissionais ideais — e entre as várias metodologias usadas para isso, atualmente, o recrutamento misto tem se destacado por sua eficiência.

A estrutura de qualquer processo de R&S eficiente exige estudo e planejamento sobre a vaga. Quando a empresa sabe exatamente o que procura em um candidato, o recrutamento ocorre de forma rápida e objetiva.

Como realizar o recrutamento externo com mais eficiência?

Além de automatizar o processo, garante a confiança de candidatos externos e internos, que não terão dúvidas da idoneidade do processo seletivo ao saber que não há interferência humana na análise do seu conhecimento e das suas habilidades.

Também é um tipo de recrutamento mais arriscado, pois, mesmo com as avaliações do candidato, não há certezas sobre como a adaptação do funcionário à nova empresa e equipe, diferentemente do recrutamento interno, onde já se conhece o funcionário. 

Pensando nisso, explicaremos, neste post, os 5 principais tipos de recrutamento do mercado de RH. Você conhecerá todos os detalhes sobre cada um deles, bem como o momento mais indicado para usá-los.

Nossos Cursos

Nossos Cursos

Independente do tipo de recrutamento que a sua empresa pratica, conte com o Gupy Recrutamento e Seleção para otimizar seus processos seletivos!

Por outro lado, profissionais experientes e qualificados são disputados pelas organizações. Aquelas que investem no crescimento interno acabam se tornando mais atrativas e, ao lado de outros benefícios, podem ser escolhidas por essas pessoas.

Esse tipo de recrutamento visa diminuir vieses inconscientes e a discriminação na hora de avaliar os candidatos, sendo uma excelente alternativa para contribuir com a diversidade no ambiente de trabalho

Afinal, o que é recrutamento misto?

Isso porque, para quem já faz parte da empresa, a chance de participar de um processo seletivo interno é a oportunidade de melhorar a posição na organização, o que envolve também salários e benefícios.

Ao usar o recrutamento misto, as chances de convocar talentos e acertar em cheio na procura crescem de modo significativo. O motivo é que o gestor de RH não restringe sua busca a quem está dentro ou fora da empresa, aproveitando o melhor dos dois lados.

O recrutamento misto ainda pode ser mais econômico para as organizações. Isso porque a busca por profissionais em vários meios é mais rápida do que se fosse feita em um só, como ocorre nos métodos mais tradicionais de seleção.

Soluções In Company

Soluções In Company

Sabemos que o crescimento é o principal desejo de qualquer profissional, seja dentro da mesma empresa ou em sua carreira, como um todo. Pois o recrutamento misto mantém os empregados da organização motivados, buscando sempre resultados melhores para a sua equipe — e, consequentemente, para a empresa.

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

O processo misto costuma balancear o interno e o externo, garantindo que ambos tenham chances de entrar e/ou crescer na companhia. Isso ocasiona um maior senso de justiça e, por consequência, assegura que os atuais colaboradores elevem seus níveis de satisfação.

Como contratar os melhores candidatos pelo recrutamento misto?

O processo de recrutamento misto proporciona às empresas incentivar e estimular o aprimoramento profissional de seus funcionários, além de motivá-los a buscar melhores oportunidades de crescimento e treinamento continuamente.

Contratar só quem não tem vínculo com a marca pode ser uma injustiça, afinal, existem muitos talentos dentro da organização que entregam bons resultados. Da mesma maneira, olhar só para os que já fazem parte do time é igualmente injusto e prejudicial ao negócio.

Também é necessário ter cuidado extra nos feedbacks negativos, sobretudo para funcionários internos. Ver a vaga ser possivelmente oferecida a um profissional de fora pode gerar frustração e descontentamento.

Quais as desvantagens do recrutamento misto?

Em resumo, há dois tipos de recrutamento: o interno e o externo. No primeiro caso, quem já está dentro da empresa ocupa uma vaga aberta, como uma espécie de promoção ou transferência. Na situação seguinte, contrata-se um profissional de fora.

Não existe um passo a passo que diga o que deve ser feito e como. Cabe a cada gestor de RH arquitetar um processo condizente com os recursos (tempo, energia e dinheiro) que a corporação possui. No entanto, há algumas práticas bem comuns. Confira!

Com a alta demanda por mão de obra especializada, a contratação de pessoal capacitado figura como necessidade eminente das corporações que desejam se manter competitivas no mercado. Nesse cenário, o recrutamento misto pode ser uma boa solução para garantir a pessoa certa na posição certa.

Outras formas de atração e retenção de talentos

Ao mesmo tempo em que dá oportunidade de crescimento aos funcionários da casa, a organização consegue trazer gente nova, com ideias e posturas diferentes, sem vícios adquiridos ao longo dos anos.

Como qualquer estratégia pensada para facilitar e acertar na contratação de pessoas, o recrutamento misto também tem as suas vantagens. Chegou o momento de conhecer algumas delas. Confira!

Cursos por cidade

Cursos por cidade

Faça testes dentro do recrutamento misto. Utilize as ferramentas online, de concorrência equilibrada, por cotas, do interno para o externo, do externo para o interno e a busca simultânea.

Para esse perfil, é muito importante ter novos desafios. Com a possibilidade de buscar posições diferentes dentro da empresa, a curva de aprendizado se mantém crescente e os colaboradores ficam sempre satisfeitos.

Como é possível utilizar o recrutamento misto?

Recrutamento misto é um método de recrutamento e seleção de candidatos que utiliza estratégias de outros três modelos: o recrutamento externo, o recrutamento interno, o recrutamento online. Este processo é tido como um dos mais efetivos para atração e seleção dos melhores candidatos.

Como fazer o recrutamento e seleção de pessoal?

Como fazer um recrutamento e seleção eficiente?

  1. Defina as atribuições do cargo e o perfil da vaga. ...
  2. Planeje o recrutamento e seleção de pessoas. ...
  3. Faça uma descrição detalhada da vaga. ...
  4. Mapeie possíveis candidatos. ...
  5. Dê valor às indicações. ...
  6. Tenha cuidados especiais na entrevista. ...
  7. Realize dinâmicas. ...
  8. Lembre-se da filosofia da empresa.