Uma das principais vantagens da cisterna é a possibilidade de redução de até 50% dos gastos em água potável na residência ou propriedade, economia garantida através do reúso da água, uma via extremamente sustentável. Evita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Qual é melhor: poço semi-artesiano ou cisterna? São obras de características técnicas e econômicas diferentes mas ambos tem as suas vantagens e desvantagens bem definidas. O poço raso ou cisterna, que capta a água mais próxima da superfície, possui um custo mais baixo, mas apresenta grande risco de contaminação.
Porque é uma forma de reserva mais eficiente, dentro dela cabe muita água e vc irá passar um bom tempo usando aquela que está armazenada naquele recipiente...
A água captada da chuva serve muito bem para consumos que não exijam água potável. A ideia principal desse sistema é captar a água da chuva e direcioná-la para um reservatório, a cisterna. A captação é feita pelas calhas, que levam a água até um filtro, onde os resíduos e impurezas serão eliminados.
A cisterna funciona da seguinte maneira: a água da chuva é levada pelas calhas a um filtro, que eliminará mecanicamente impurezas, como folhas ou pedaços de galhos. Um freio d'água impede que a entrada de água na cisterna agite seu conteúdo e suspenda partículas sólidas depositadas no fundo.
Como ter seu próprio Sistema de Captação de Água da chuva?
Como fazer uma caixa para reaproveitar a água da chuva
Como é feita a captação da água da chuva em residencias A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas (folhas, etc.)
A água das chuvas também pode ser utilizada para lavar a casa, as calçadas e até mesmo o carro. Ao utilizar água potável para esses fins, muita água de qualidade é desperdiçada. Estima-se que, ao lavar uma calçada com a mangueira por 15 minutos, por exemplo, uma pessoa gaste em média 279 litros de água.
Assim que armazenar, a água pode ser colocada em filtros convencionais de cozinha, onde a vela, se bem mantida, remove partículas. Após esse processo, o ideal é que a água seja fervida por pelo menos cinco minutos para acabar com as bactérias. Depois disso estará pronta para o consumo”.
Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
– Água para beber: Para tornar a água potável, é preciso adicionar duas gotas de água sanitária para cada litro e esperar meia hora antes de usar. ... A água usada na desinfecção dos alimentos pode ser aproveitada para lavar panos de pia e bancadas.
Água Sanitária (hipoclorito de sódio) Apenas 2 gotas (não mais do que duas gotas) são suficientes para purificar 1 litro de água. Deixe o produto agir por entre 15 a 30 minutos. ALERTA: Muita atenção à composição química da água sanitária. Se for diferente de água e hipoclorito de sódio entre 2 a 2,5%, não use.
encher e acrescente 1 litro de água sanitária (2,0% a 2,5%) para cada 1.
Caixa-d'água limpa, saúde garantida!
CAIXA COM 12 UNIDADES DE ÁGUA SANITÁRIA SANTA CLARA COM 1L.