Nos algoritmos temos 3 estruturas básica de controle nas quais detalharemos mais adiante. São elas: seqüencial, condicional e de repetição.
Abaixo estão listados alguns passos importantes para a escrita de um algoritmo computacional:
Os algoritmos usam variáveis e um processo para alcançar um objetivo. É como quando uma pessoa quer fazer um bolo e leva em conta a receita e as experiências que já teve ao preparar o doce. Só que, no processo digital, as decisões são tomadas de forma automática, por meio de software.
Ela tem os ingredientes necessários (dados de entrada), passo a passo para realizar a receita (processamento ou instruções lógicas) e atinge um resultado (o prato finalizado). Um algoritmo, portanto, conta com a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas pelas instruções.
Dessa forma, o algoritmo é aquela fórmula matemática, um pedaço de código, que fica ali no meio da entrada e da saída para transformar o primeiro no segundo. Apesar de não percebermos, tudo que fazemos é algoritmo, ou seja, um procedimento que recebe uma entrada e envia uma saída. Por exemplo, acordar é um algoritmo.
"Um algoritmo é uma receita para um processo computacional e consiste de uma série de operações primitivas, interconectadas devidamente, sobre um conjunto de objetos. ... Como qualquer modelo, um algoritmo é uma abstração da realidade.
Resposta. 1000 + 30 + 5.