As minhocas são animais anelídeos e apresentam um corpo alongado e segmentado. Possuem grande importância econômica e ecológica, atuando na fertilização natural dos solos.
As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. ... Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas.
Elas vivem enterradas (são animais subterrâneos), escavam galerias e canais no solo, buscando abrigo e restos vegetais, os quais são seu principal alimento, ingerido com grandes quantidades de terra. Elas são, portanto, animais detritívoros, pois se alimentam de detritos de várias origens.
1 ::: A minhoca ingere a terra, e a devolve em forma de húmus (substância rica em nutrientes e vitaminas), assim fertilizando-a; 2 ::: O outro modo, é fazendo "buracos" no solo, ao fazer esses "buracos" a minhoca acaba permitindo que o oxigênio e a água, penetrem com mais facilidade o solo (terra).
As atividades das minhocas também podem melhorar a fertilidade do solo e a produtividade dos cultivos já que alteram as condições químicas do solo, principalmente nas camadas superiores de 15-35 cm.
Para uma abordagem natural para matar as minhocas, use um fungicida, como fungicida benzimidazol ou fungicida de carbamato. Alguns fungicidas de benzimidazole incluem benomil, tiabendazole e tiofanato-metilo. As marcas de fungicidas de carbamatos incluem Bromosan, Lesco Thiram, Spotrete e Thiramad.
O excesso de água no solo enche suas galerias sendo assim elas não conseguem tirar oxigênio da água, por isso elas saem da terra, em busca de oxigenação.