O Vigia tem como trabalho vigiar, zelar e guardar um patrimônio, com o objetivo de inibir ou detectar tentativas de crimes. Esse profissional ainda pode observar e fiscalizar o local, mas não é sua função proteger.
Para um colaborador que atua em um espaço confinado, os seguintes EPIs são essenciais:
Segundo a recomendação da OSHA, as equipes de resgate devem ser qualificadas em procedimentos de salvamento e uso dos EPRs pelo menos uma vez ao ano; em locais onde haja risco de concentrações de gases inflamáveis ou venenosos, deve ser previsto treinamento mensal.
33.
No ambiente industrial, existem muitos tipos de espaços confinados, sendo os principais:
A NBR 14787 (2001) define como espaços confinados qualquer área que não seja projetada para ocupação humana contínua.
Já sabemos que riscos atmosféricos são comuns como a deficiência de oxigênio e gases inflamáveis e tóxicos e podem ser encontrados em todos os tipos de espaços confinados.
Existem inúmeros riscos presentes nas atividades em espaços confinados, entre os quais podemos destacar:
O trabalho em confinamento oferece, ainda, outros riscos, conforme a listagem a seguir:
Atmosfera IPVS - Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde: qualquer atmosfera que apresente risco imediato à vida ou produza imediato efeito debilitante à saúde. ... Contaminantes: gases, vapores, névoas, fumos e poeiras presentes na atmosfera do espaço confinado.
Atmosfera Segura - Concentração de oxigênio entre 19,5 e 23,0%, - Ausência de inflamáveis (zero% LIE), - Ausência de materiais tóxicos (inferior a 50% do LT), - Ausência de poeiras explosivas (limpo), - Ausência de calor excessivo (IBUTG).
Uma atmosfera pobre em oxigênio, em que a concentração de oxigênio está abaixo de 19,5 % (v/v) pode ser problema e também uma atmosfera rica em oxigênio em que a concentração de oxigênio está acima de 23 % (v/v).
A APR pode ser assinada por qualquer profissional desde que esse tenha conhecimento na área de Segurança do Trabalho. A emissão também pode ser realizada por qualquer colaborador, uma vez que não há nenhum impedimento legal relacionado a essa etapa.
Em relação a quem pode emitir a Permissão de Trabalho – PT, geralmente, são os empregados pertencentes ao SESMT e/ou ao corpo de bombeiros da empresa, quando houver.