Fases do Desenho Infantil
A partir dos 2 anos – garatuja ordenada: a criança descobre a relação traço-gesto e se entusiasma. Passa a olhar o que faz, tentando controlar o tamanho, a forma e a localização no papel, variando as cores intencionalmente. Começa a fechar suas figuras de forma circular ou espiralada.
A partir da fala dos nossos entrevistados podemos inferir que a prática do desenho nas atividades da rotina infantil contribui não só para a aprendizagem, como também, para o desenvolvimento da autoestima e segurança da criança, auxiliando-a em seu desempenho na construção e utilização de conhecimentos novos que tem ...
O docente deve auxiliar o aluno no processo de aprendizagem para que este se aproprie do conhecimento, sabe-se que a criança constrói seu conhecimento a partir das vivências do mundo onde vive e deve-se estimular essa vivência. Através desses rabiscos a criança percorre o caminho até as representações gráficas.
O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida, é uma forma de comunicação. É por onde a criança expressa seus sentimentos, suas idéias e suas vontades, sobretudo quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita.
É por meio do desenho, que a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Como possibilidade de brincar, de falar, de registrar, o desenho marca o desenvolvimento da infância e em cada estágio, ele assume um caráter próprio.
Resposta. Resposta: C) A honestidade , solidariedade, justiça e empatia. O desenho mostra o bom que é ajudar as pessoas sem querer nada em troca.
O desenho, como linguagem artística, proporciona à criança oportunidades que possibilitam com que ela expresse aqui e agora seus sentimentos a respeito de algo. E em alguns casos, até mesmo mostrar suas angústias e seus medos. Pode-se dizer que o desenho é uma das maneiras mais eficientes de comunicação.
O que se aprende através do desenho Usar o dedo indicador e o polegar, num movimento de pinça. Este é o resultado do desenvolvimento da coordenação motora fina ou motricidade fina que, é a capacidade para executar movimentos finos com controlo e destreza (por exemplo, usar uma tesoura ou um lápis).
Desenho CriativoTambém pode ser chamado de desenho abstrato, pois, representa uma figuração, uma representação da realidade, e não da realidade em si. Neste caso, o desenho pode ser classificado de duas formas bem distintas: dirigido ou livre.