Já falei sobre os elementos básicos da composição visual aqui. Sabemos que esses elementos são capazes de comunicar sentimentos, e isso ajuda na interpretação da obra. OBJETIVA (ou visual): descreva o que todo mundo vê, sem especulações. SUBJETIVA (ou simbólica): descreva o que você sente ao visualizá-la.
Segundo BARBOSA (1994:121), os tipos de leitura dividem-se essencialmente em, leitura de informação – na qual destina-se basicamente no conhecimento de determinado conteúdo por parte do leitor, sem uma preocupação com a retenção da informação; leitura de consulta – aquela dirigida para situações emergentes e imediatas, ...
Com base no seu conhecimento de arte, fale um pouco sobre a obra em si. Descreva o meio usado e a composição, bem como elementos como linhas, cores, texturas e formas. Nas suas próprias palavras, discorra sobre o significado da obra.
Leitura interpretativa: cada espectador coloca o que pensa sobre a obra que está vendo, pois cada ser humano percebe, vê e sente uma obra de Arte de acordo com sua história de vida, com o que já sabe e conhece sobre arte.
Em uma pintura, considera-se o que é retratado – o assunto – e quanto bem o artista utilizou elementos de composição, como formas, cores, espaço, luzes, tom, etc. O observador pode decodificar os símbolos e inferir suas mensagens. Por exemplo, cores pálidas e linhas muito finas podem transmitir um senso de delicadeza.
O processo de uma análise de obra de arte envolve seu avaliador, seu conhecimento prévio, experiência e sensibilidade, juntamente com conhecimento prévio sobre aquele tipo de obra de arte e o artista.
primeiro : leia as informações do rodapé da obra (os créditos): título, autor, época, dimensão e técnica. O título quase sempre já é uma indicação do tema da obra, mas muitas obras simplesmente não tem título (lê-se Sem Título), justamente pra não influenciar sua interpretação,e aí é preciso pesquisar um pouco mais.
Qualquer pessoa pode apreciar a arte com um pouco de tempo e esforço. Aprender sobre o contexto de uma obra, entender o ofício e usar a sua imaginação para criar sua própria interpretação pode ajudá-lo a apreciá-la um pouco mais!
Principais características de uma obra de arte: - Desperta algum tipo de sentimento e experiência sensorial no espectador. - É marcada por informações estéticas ou conceituais. - É realizada de forma manual. - Apresenta características da época ou do movimento artístico do qual o artista faz parte.
Como analisar uma pintura.
A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou afrescos).
Em outras palavras, uma boa obra de arte é aquela que te desperta um desejo incontrolável de reflexão, que você simplesmente não pode tirar os olhos. Algo que desperta os seus sentimentos mais profundos e abre a sua mente para novos insights. Fotografia, outra forma de arte.
Os três componentes básicos de uma obra de arte, e que estão ligados de maneira inseparável, são tema, forma e conteúdo.
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
R: Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.
Significado de Arte substantivo feminino Aptidão inata para aplicar conhecimentos, usando talento ou habilidade, na demonstração uma ideia, um pensamento; o resultado dessa demonstração: esta escultura representa a arte de Michelangelo. Reunião das expressões artísticas de um povo, sociedade: museu de arte.
E os 7 tipos de arte?
11 Tipos de Arte. Existe a definição criada por Riccioto Canudo em seu livro Manifesto das Sete Artes. Podemos identificar quatro tipos de arte principais que dão origem aos outros três: pintura, literatura, música e escultura.
Saiba quais são as sete Belas Artes
Quais são as 11 artes?
De modo geral, as Artes Plásticas, também chamadas de Belas Artes, incluem técnicas tradicionais de:
As artes digitais se dividem em várias categorias, entre elas, a web art, as pinturas, modelagens, fotografias, animações e vídeos digitais. Os resultados podem ser impressos em um suporte 2D ou objeto 3D, ou serem vistos no próprio ambiente de criação.
As artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, ...
As artes visuais são um conjunto de manifestações artísticas como: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros.
As 17 pinturas mais famosas do mundo