Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul: Chimarrita; Milonga; Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha; Chula; Pezinho; Xote ou Chote; Bugio; Mazurca; Contrapasso; Marcha; Polca; Chamamé; Rancheira; Balaio; Caranguejo; Xote Carreirinha; e Xote das Duas Damas.
São alguns dos principais costumes da região sul o consumo de erva-mate - chimarrão -, a prática da cavalgada, danças típicas de origem europeia - que variam desde as valsas alemães até as danças folclóricas da Polônia e da Itália - e festas sazonais.
Cultura da Região Sul: festas, danças e muito mais
A região sul do Brasil tem uma forte tradição cristã, com uma população predominante de católicos. O catolicismo no sul do Brasil é uma herança principalmente da imigração italiana e polonesa. Atualmente, o protestantisimo também está bastante difundido na região sul do país.
A região sul do Brasil possui uma variedade enorme em sua culinária, a carne bovina, a cozinha típica do interior, a presença da culinária Italiana, traços da comida alemã, polonesa e até frutos do mar (principalmente em Santa Catarina). Isso se deve a colonização dos europeus.
A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.
Três grandes eventos de fé e cultura, a Festa de Nossa Senhora de Navegantes, a Festa de São Jorge (ambas de Porto Alegre), e a Romaria de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá (Região Nordeste) passam a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul.
As danças ganharam tanto o gosto dos gaúchos que hoje em dia há muitos tipos de bailados tradicionais no Estado, como a Chimarrita, o Rilo, a Meia Canha, o Chote, a Rancheira, o Fandango, e as danças com sapateado, como Tirana do Lenço, Balaio, Tatu, Chula, dentre outras.
Em suma, destacamos que Áustria e Espanha são os países com maiores índices de diversidade, agregando, entre si, 25 indicadores que estão no intervalo de diversidade muito alta.
Brasil é um país
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Cotidianamente, a diversidade religiosa se manifesta em todos os espaços socioculturais, inclusive nas escolas e salas de aula, revelando-se na multiplicidade de comportamentos, atitudes, valores, símbolos, significados, linguagens, roupas e sinais sagrados, bem como nos referenciais utilizados pelos sujeitos para ...
Uma etnia ou um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. ... Desse modo a construção da identidade étnica tem na auto-afirmação sua grande base fundadora. Ainda que as análises culturais sejam essenciais, a etnicidade não pode ser genelarizada por ações da cultura.
Expressão usada para se referir às questões concernentes à população negra-brasileira, a fim de sair do impasse e da postura dicotômica entre os conceitos raça e etnia.
Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.