As conjunções subordinativas são os termos que ligam duas orações sintaticamente dependentes. ... As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.
As conjunções subordinativas interligam orações ou termos da oração que apresentam relação de dependência sintática. ... Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, e estabelece entre elas uma relação de dependência sintática, temos a subordinação.
As conjunções podem ser divididas em: subordinativas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra; e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.
1 — Conjunções comparativas «[...] (iniciam uma oração que encerra o segundo membro de uma comparação, de um confronto): que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, como se, que nem».
Conjunções subordinativas comparativas (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que, (tal) qual, (tanto) quanto, como, assim como, bem como, como se. Iniciam uma oração que indica comparação. Nesse instante, Pedro se levantou como se tivesse levado uma chicotada. O menino está tão confuso quanto o irmão.
As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.
As conjunções coordenativas recebem diferentes classificações, baseadas nas diferentes relações de sentido que elas dão às orações coordenadas. São elas: aditivas, adversativas, alternativas ou disjuntivas, conclusivas e explicativas.
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.
A conjunção pois é habitualmente acompanhada de vírgulas quando se localiza no meio ou no fim da oração. Quando pois tem um sentido explicativo, sinônimo de porque, a vírgula deverá ser usada antes da conjunção. Eu tive nota dez na prova, pois estudei mesmo muito. Estou indo para casa, pois já estou cansada de esperar.
substantivo feminino Ação de alternar, de acontecer regularmente ora uma coisa, ora outra; disposição alternada; alternação: a alternância das estações.
ESTRUTURA E EXERCICIOS (1) Presente dos verbos com alternância vocálica / i/ ou /í/: /e/ ou /é/ Nós sempre nos divertimos com as suas compras. Eu me sinto exausta. Elas se vestem na Rua Augusta.
Significado de Condição Circunstância em que algo ou alguém se encontra num certo momento; conjuntura, estado, nível, ocasião: as condições da prefeitura são desesperadoras; o desemprego piorou a sua condição.
Ter condição de: poder fazer algo,realizar algo,emprestar algo e aí por diante.
Ser condição de algo ou pôr como condição de algo. 3. Pôr ou impor condições, normar, restrições, limites ou modo de agir.