EQST

Quais So As Complicaçes Da Colostomia?

Quais so as complicaçes da colostomia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais são as complicações da colostomia?

As principais complicações relacionadas aos estomas incluem a adaptação inadequada da placa de ostomia, devido à má localização do estoma na parede abdominal, dermatite periostomal, necrose isquêmica, retração, prolapso, estenose, fístula periostomal, hérnia periostomal, abscesso periostomal e câncer.

Quais são os tipos de colostomia?

As colostomias podem se apresentar em três tipos, de acordo com a parte do intestino grosso que é exteriorizada:

  • Colostomia ascendente. É realizada na parte ascendente do cólon (lado direito do intestino grosso).
  • Colostomia transversa. ...
  • Colostomia descendente.

Quais os cuidados com o estoma?

Cuidados com a pele ao redor do estoma: A limpeza da pele ao redor do estoma deve ser feita com água e sabonete neutro, sem esfregar com força, nem usar esponjas ásperas. Os pêlos ao redor do estoma devem ser aparados com tesoura.

Quais as principais causas da confecção da estomia?

Em geral, as estomias intestinais são indicadas no intuito de se desviar o trânsito fecal do local patologicamente comprometido. As principais indicações operatórias são: má formação congênita do intestino, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras.

O que é uma estomia?

substantivo feminino [Medicina] Cirurgia que consiste na abertura de um órgão interno (estoma) para que secreções (urina, fezes, gases etc.) saiam para o exterior ou para que alimento e medicamento sejam inseridos no interior de um órgão; estomia.

Qual a diferença entre gastrostomia e colostomia?

A Ileostomia é basicamente a mesma coisa, porém ocorre no intestino delgado, conhecido como íleo. Por isso que esse procedimento cirúrgico é chamado de ileostomia. A diferença, é que a colostomia pode liberar fezes moles ou mais sólidas. Já a ileostomia, libera fezes mais líquidas.

O que é o que é ileostomia?

A ileostomia é um tipo de procedimento em que é feita uma ligação entre o intestino delgado e a parede abdominal com o objetivo de permitir que as fezes e os gases sejam eliminados quando estes não podem passar pelo intestino grosso devido à doenças, sendo direcionadas para uma bolsa que fica ajustada ao corpo.

Como funciona a Bolsa intestinal?

A bolsa de colostomia é um saco coletor, que pode estar localizado ao lado do abdômen, exercendo a função de receber as fezes ou a urina. Existem diversos padrões para as bolsas, e cada uma é indicada de acordo com a abertura feita na parede abdominal, idade e tipo de material que irá receber.