A característica principal do saber empírico é a generalização de experiências particulares, que são compreendidas como verdadeiras desde que um grupo relativo de pessoas concorde, não necessitando de provas ou um questionamento mais apurado.
Os Diversos Tipos de Conhecimento
O conhecimento empírico, que também é conhecido como conhecimento vulgar ou senso comum, é o conhecimento sem qualquer base de pesquisa teórica. ... Um bom exemplo é a afirmação “leite com manga faz mal”, isso é um conhecimento empírico, apenas reproduzindo uma afirmação passada de geração para geração.
“Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte, falível”. “Conhecimento certo do real pelas suas causas”. “Conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que o regem, obtido pela investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva”.
03 - São características que distinguem o senso comum do conhecimento científico, EXCETO: ... Enquanto o senso comum é composto por um conjunto de conhecimentos “avulsos” e não necessariamente falsos, o conhecimento científico é baseado em certos “princípios” ou “leis” e não são necessariamente verdadeiros ou definitivos.
O conhecimento científico é um saber disciplinado que se alcança por meio de critérios como a observação, a experimentação e a crítica. Logo, a ciência é uma especialidade de pensamento – ela só é produzida a partir de pesquisas feitas por cientistas treinados.
O conhecimento científico, retomando-o novamente, é produzido/construído a partir de pressupostos estabelecidos historicamente pela comunidade científica, tomando como base a análise dos fenômenos de forma sistemática, imparcial e seguindo a metodologia estabelecida (Córdula, 2015).
Resposta. O conhecimento científico é produzido pela investigação científica através de seus procedimentos. Ele surge com a intenção de resolver problemas cotidianos, e para fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de testes.
O conhecimento resulta da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo ocorre pela assimilação do objeto de conhecimento a estruturas próprias e existentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas ao objeto da assimilação.
A cada conexão estabelecida pelo cérebro humano, a partir das diferentes leituras das experiências vivenciadas pelo indivíduo, o conhecimento é construído e, portanto, é cumulativo. As associações são feitas individualmente, por isso mesmo, o conhecimento construído é individual e único.
O conhecimento resulta da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo ocorre pela assimilação do objeto de conhecimento a estruturas próprias e existentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas ao objeto da assimilação.
Construção do conhecimento: processo lento e rigoroso. ... Quando procuramos realmente entender algo nos baseamos em conhecimentos que já temos, sendo assim, essa compreensão (memorização) de um conteúdo depende de quem está procurando alcançá-lo para tomar uma determinada forma.
O conhecimento é formado por 3 elementos básicos: o sujeito (ou cognoscente): a pessoa capaz de obter o conhecimento; o objeto (ou cognoscível): o quê ou aquilo que se pode conhecer; a representação: que é o entendimento do objeto pelo sujeito.
A noção de construção Considera-se como construção o ato de construir algo, e, como ato ou ação a ter- ceira fase do processo da vontade. Ante um objeto que mobilize o sujeito vão ocor- rer três etapas: a deliberação, a decisão e por fim, a execução.
As mais famosas dentre elas são o empirismo e o racionalismo, defendendo o primeiro modelo explicativo que o conhecimento é construído a partir das experiências e, o segundo, que é construído a partir da razão, tendo sido as disputas entre as duas concepções uma das características definidoras da Filosofia Moderna.
Em sentido psicológico, a consciência é a percepção do eu por si mesmo, este é o conceito mais conhecido. Em sentido epistemológico, a consciência é primeiramente o sujeito do conhecimento. Em termos metafísicos, chamamos muitas vezes à consciência o Eu.
A relação professor-aluno é de suma importância em todas as modalidades de ensino. O bom relacionamento entre o binômio professor/aluno pode motivar à construção do conhecimento. ... Assim sendo, a construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a relações existentes entre os sujeitos.
A consciência possibilita ao Homem pensar o mundo que o rodeia e é nela que estão enraizados o sentimento de existência e o pensamento de morte, por exemplo. ... De acordo com Descartes, e o seu princípio "penso, logo existo", a consciência surge como fundamento e modelo de todo o conhecimento.
A consciência filosófica é reflexão, mas não é qualquer reflexão. É uma reflexão radical, que busca examinar os fenômenos em profundidade. É reflexão metódica, sistemática, que procede, portanto, por métodos determinados.
Estímulo ao pensamento crítico. Trabalhar a consciência social é fundamental para formar crianças que se tornem adultos não só com autonomia, mas com responsabilidade e honestidade. ... Na verdade, é fundamental que família e instituição de ensino estejam em sintonia em relação à importância do pensamento crítico.