Cantigas do Trovadorismo
As cantigas de amigo são escritas em primeira pessoa (eu) e, geralmente, são apresentadas em forma de diálogo. Isso resulta em um trabalho formal mais apurado em relação às cantigas de amor. - Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo!
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. Trazem sátiras indiretas por encobrir a agressividade através do equívoco e da ambiguidade. Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara.
As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.
Os poetas mais destacados que compuseram cantigas de amigo foram Meendinho, Pero Meogo, Martín Codax, João Zorro, João de Cangas, Johan Airas e D. Dinis.
As cantigas de amigo são dotadas de uma maior originalidade porque são cantigas próprias do contexto cultural. A voz é poética , uma donzela expõe os seus sentimentos amorosos, a mesma destaca a evocação do amigo que costuma estar ausente, ou seja, o tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.
(João Aires de Santiago) Quem a sua filha quiser dar uma profissão com que possa prosperar, há de ir a Maria Dominga, que lhe saberá muito bem mostrar; e vos direi o que lhe fará: antes de um mês lhe ensinará como rebolar as ancas.
Compostas e geralmente cantadas por um homem (se bem que possa ter havido igualmente vozes femininas a cantá-las), as cantigas de amigo põem em cena um universo feminino alargado, do qual fazem ainda parte, como interlocutoras da donzela, a mãe, as irmãs ou as amigas.
Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas". Cantigas líricas: estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Cantigas sátiras: estão subdivididas em cantigas de escárnio e de maldizer. Características: As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa.
Enquanto na cantiga de amor não há lugar para a natureza porque a paixão domina, nada mais permite ao trovador ver e sentir o mundo exterior, tudo se resume a um grande queixume; na cantiga de amigo, a natureza surge como um quadro, um cenário, ou, personificada, como confidente ou mensageira da donzela.
Resposta. 1. que ama, que demonstra afeto, amizade. ... em que há amizade, benevolência; amical.
substantivo feminino Composição curta própria para ser cantada: cantiga de ninar. [Literatura] Poema curto, próprio para ser cantado pelos trovadores, de tema leve e de grande aceitação popular: na Idade Média, a cantiga apresentou diversos gêneros cantiga de amigo, de amor, de escárnio, de maldizer, e de romana.
A cantiga de amigo tem como principal característica o eu lírico feminino, pelo qual a mulher se declara ao seu amado usando a palavra "amigo" ao invés de outro termo. É um amor natural, espontâneo. O tema é mais voltado para o sofrimento amoroso do eu lírico pelo amado que partiu.
As Cantigas de Amigo têm origem galego-lusitana. As Cantigas de Amor têm origem provençal.
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.
A cantiga de amor é um tipo de composição literária da Idade Média, própria da poesia galego-portuguesa medieval. Deriva da canção da literatura trovadoresca em occitano.
cantigas de amor o homem se refere à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante. O poeta fica na posição de fiel vassalo, fica as ordens de sua senhora, dama da corte, onde esse amor é considerado como um objeto de sonho, ou seja, impossível, que está longe.
As cantigas poderiam ser de amor, de amigo ou satírica. Dos instrumentos utilizados, os que mais condiziam com as características do trovadorismo eram a lira, a flauta, a viola e a harpa. De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes.
Cantigas de amor: retratam o amor idealizado de um homem por uma dama. Cantigas de amigo: são cantigas populares que falam sobre amizade, amor e Deus. ... Cantigas de escárnio ou maldizer: são aquelas cantigas que fazem sátiras.
cantiga - mote de quatro ou cinco versos e uma glosa com oito a dez versos. amigo (namorado). cantiga de amor - fala o homem. São comuns as expressões "mia senhor", "mia pastor" = minha senhora.
Maria Paes Ribeiro - apelidada "A Ribeirinha", amante do rei D. Sancho I. Fazendo parte do trovadorismo, a cantiga é classificada como de amor, por possuir o eu-lírico masculino, falando de um amor platônico. Veja agora a Cantiga da Ribeirinha e sua versão em português recente.
O tema desta cantiga se resume no fato de “o trovador sentir-se infeliz porque morre de amor pela filha de D. Paai Moniz e porque esta quer que o poeta a represente em trajos de arminho e púrpura quando afinal ele a viu, um dia, de manhã cedo, em trajos menores (...) e dela se enamorou.”
As diferenças que vemos entre o soneto de Camões e a Cantiga da Ribeirinha, são: Camões possuía uma linguagem mais dramática, descrevendo o amor de uma forma platônica, enquanto a cantiga de ribeirinha traz enaltece o amor de uma forma mais carnal.