Ásia
A Criação do Estado de Israel Em maio de 1948 foi declarada a Independência do Estado de Israel por David Ben Gurion.
A criação de Israel se baseou numa resolução aprovada um ano antes na Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a divisão do então território da Palestina em dois estados: um árabe e um judeu. ... Cerca de 750 mil árabes que viviam na região foram obrigados a fugir por causa do conflito.
Em 14 de maio de 1948, há 70 anos, Israel proclamou sua independência.
4 Fases Que Marcaram a História dos Antigos Povos Hebreus
Saul
Saul
A Monarquia hebraica, que se deu entre os séculos X e VI antes de Cristo, foi um período de relativa prosperidade para os hebreus, tendo vivido a sua "era de ouro" durante os reinados de Davi e Salomão.
A principal fonte histórica para o estudo do Povo Hebreu são os cinco primeiros livros da Bíblia, chamados Tora pelo povo judeu e Pentateuco pelos cristãos.
profeta Moisés
O êxodo dos hebreus foi a fuga dos judeus do Egito Antigo, segundo aponta a tradição da Torá, sendo que eles foram conduzidos por seu líder, Moisés, e vagaram pelo deserto por 4 décadas até chegarem à Terra de Canaã.
O episódio do Êxodo se refere a um episódio Bíblico de acordo com o qual os judeus, escravizados no Egito, teriam conseguido fugir da terra estrangeira, retornando à sua terra de origem, Canaã, sob a liderança de Moisés.
A palavra Êxodo quer dizer “Saída”. Este é o livro da bíblia que conta a passagem considerada mais importante da história do povo de Israel: a saída dos israelitas do Egito, onde viviam como escravos no Egito. Essa libertação deu origem a primeira páscoa.
Êxodo conta como Moisés liderou os israelitas em sua fuga do Egito, através da região desértica do Monte Sinai, onde Deus revelou-se a lhes ofereceu uma Aliança: eles deveriam seguir sua torah ("lei", "instrução") e em troca ele seria seu Deus e lhes daria a terra de Canaã.
Êxodo é uma palavra que se refere a um povo ou uma grande quantidade de pessoas abandonarem uma terra com direção a outra. O primeiro grande êxodo que se tornou uma referência é o êxodo judeu, que segundo a Torá, fugiram do Egito pois naquela terra eram escravos.
A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.
O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.
Livro - O Alcorão: Livro Sagrado do Islã O texto original em árabe clássico é considerado pelos muçulmanos a palavra textual de Deus, revelada ao Profeta Maomé por intermédio do arcanjo Gabriel.
Páli Tripitakan: é conhecido como o principal Texto Sagrado budista, que significa o “Cesto Triplo” ou “Os Três Cestos da Sabedoria”. ... Páli é a língua na qual foram escritos os ensinamentos do Buda.
“Era este o nome dado aos membros da família de Abrão, um patriarca que se estabeleceu em Canaã, na época em que ainda não existiam judeus”, afirma. ... Nascia então o Reino da Judéia, e o povo local foi denominado judeu. Hoje, israelita e hebreu são considerados sinônimos.