Índice de classificação de velocidade e carga do pneu Trata-se de um código numérico que indica a carga máxima que um pneu é capaz de transportar na velocidade indicada pela sua classificação de velocidade nas condições de uso especificadas pelo fabricante.
A carga do pneu multiplicada por 2 deve cobrir a carga total do eixo do seu veículo. Para identificar o seu índice de carga, basta verificá-lo na lateral de um dos pneus (conforme sinalizado na foto acima) e compará-lo com a tabela dos índices de carga.
O índice de carga do pneu é um número atribuído que corresponde ao peso máximo que um pneu pode suportar quando é inflado corretamente. ... Escolher um pneu com um índice de carga inferior às especificações do manual do carro significa que o pneu não carregará a capacidade de carga do original.
87: É o índice de carga, indica a capacidade de carga máxima que o pneu pode suportar. O número 87 representa a carga máxima de 545 Kg. V: Aponta a velocidade máxima a qual o pneu pode ser submetido. O indicativo 'V' estabelece que o pneu pode suportar uma velocidade de até 240 Km/h.
Os bagageiros de teto, por exemplo, são ideais para acomodar com segurança malas, brinquedos, compras etc. O tamanho varia de acordo com o tipo indicado para cada modelo de carro, mas geralmente tem capacidade de até 310 litros, ou seja, 40 kg de carga.
As coisas têm densidade diferente, portanto pesos e volumes distintos. Um porta-malas com 500 litros de capacidade suporta cerca de 200 quilos, por exemplo, e isto é bastante peso para bagagem normal de viagem de uma família.
Ficha técnica Volkswagen Gol 1.
Capacidade máxima de tração 450 Kg. Peso máximo de 45 Kg sobre a bola (o peso precisa ficar todo concentrado sobre o eixo do reboque).
Ficha técnica Fiat Palio Fire 1.
Agora a idéia é saber se o carro passa a sensação de força ou de fraqueza, estamos falando da relação peso/torque. ... Para obter a Relação Peso / Torque divida o peso do veículo em quilogramas (Kg) pelo valor do torque em quilograma-força-metro (Kgfm).
A conta é simples: basta dividir o peso do veículo pela potência (cv) máxima de seu motor. Os dados podem ser encontrados no manual do proprietário. Quanto menor o resultado, melhor será o desempenho. O Chevrolet Corvette ZR-1, por exemplo, cujo V8 6.
Conhecido o torque nas várias rotações, vem o cálculo da potência. De uma maneira simplificada, potência é torque multiplicado pela rotação. Conceitualmente falando, torque é trabalho.
É essa força que faz o veículo sair da inércia, arrancar e vencer ladeiras íngremes sem que você precise efetuar muitas trocas de marchas. Cada veículo tem uma faixa ideal de rotação do motor onde o torque surge com maior intensidade.
No caso, é calculada a partir do produto entre torque e rotação do motor no instante a ser estudado. A potência é medida em Watts, para calcular a potência encontrada em cavalo-vapor (CV) basta apenas dividir o valor obtido por 735,499.
O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque. Nesse cálculo é importante observar o sinal da rotação produzida.
Dica Os elementos dessa fórmula podem ser usados também para calcular o diâmetro primitivo da engrenagem dp = m · Z. Servem igualmente para calcular o número de dentes: Z = dp m . O diâmetro externo é igual ao diâmetro primitivo (dp) mais duas vezes a altura da cabeça do dente (a) que, por sua vez, é igual a um módulo.
Determine o torque na polia movida. Sendo r2 = 100 mm = 0,1 m, segue que o torque na polia movida é M2 = Ft · r2 = 0,44 · 0,1 = 0,044 Nm.
Se a polia movida é maior que a motora, a velocidade transmitida para a máquina é menor (menor rpm). Para calcular o RPM das polias é só aplicar a seguinte expressão matemática: Onde n1 e n2 são as rpm das polias motora e movida, respectivamente, e D 2 e D1 são os diâmetros das polias movida e motora.
Segundo Rubens Venosa, engenheiro mecânico da Motor Max, a potência e o torque do motor podem ser medidos no dinamômetro de rolo ou de bancada. No primeiro, o carro é colocado inteiro no equipamento e assim é calculado a energia que chega às rodas do automóvel.
A especificação das polias sincronizadoras compõem-se de um número código que identifica as três dimensões principais das polias: número de dentes, passo e largura.
Como especificar ou medir uma correia em V?
Na transmissão por polias e correias, a polia que transmite movimento e força é chamada polia motora ou condutora. A polia que recebe movimento e força é a polia movida ou conduzida. A maneira como a correia é colocada determina o sentido de rotação das polias.