É o movimento de uma parte do corpo na direção anterior, isto é, sendo puxada para frente. O movimento de protração é o oposto do movimento de retração. As únicas articulações capazes de protrair são a articulação do ombro e a mandíbula.
Protração é o movimento de uma parte do corpo na direção anterior, isto é, sendo puxada para frente. O movimento de protração é o oposto do movimento de retração. As únicas articulações capazes de protrair são a articulação do ombro e a mandíbula.
A depressão escapular, que significa um abaixamento da cintura escapular quando comparado à linha acromial, é um dos problemas muito comuns aos fisiculturistas, por se submeterem a treinamentos de resistência progressiva com elevada sobrecarga de exercícios.
Ação de puxar para a frente.
Inserem-se na escápula (espinha ao ângulo inferior). Apresentam como ação a retração (adução), elevação e rotação inferior (ângulo lateral roda inferior) da escápula. O músculo levantador da escápula se origina nas vertebras cervicais (processo transverso) e se inserem na escápula (espinha até o ângulo inferior).
O movimento de retração da escápula acontece de forma igual, porém inversa em relação ao movimento protração. ... movimento que age unindo a escápula ao esqueleto axial.
FLEXÃO: movimento que provoca diminuição na articulação e que ocorre no plano sagital. ... Nesta articulação, quando ocorre a flexão a partir da Posição Anatômica, o ângulo articular aumenta, e diminui durante a extensão.
As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão. O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo anteroposterior (AP) e incluem a abdução e a adução.
Secções transversais são cortes bidimensionais e axiais das estruturas anatômicas do corpo vistas em planos transversais. Elas são obtidas por cortes imaginários, perpendiculares ao eixo principal dos órgãos, vasos, nervos, ossos, tecidos moles ou até mesmo de todo o corpo humano.
Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos de forma perpendicular. É ao redor dos eixos que os movimentos são realizados. São classificados em 3 diferentes tipos: lateral, antero-posterior e longitudinal.
Os eixos são linhas imaginarias que facilitam que nós nos localizamos com mais facilidade. São eles: Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal.
Os eixos existentes são eixo sagital ou ânteroposterior une o centro do plano ventral (anterior) ao centro do plano dorsal (posterior). O eixo longitudinal ou crânio caudal une o centro do plano cranial ao centro do plano podálico.
Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos. O eixo sagital: É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal. Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio. O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.
Os três planos anatómicos do corpo: sagital, transversal e frontal.
Os eixos existentes são eixo sagital ou ânteroposterior une o centro do plano ventral (anterior) ao centro do plano dorsal (posterior). O eixo longitudinal ou crânio caudal une o centro do plano cranial ao centro do plano podálico.
Esse sistema é construído definindo-se três eixos coordenados, chamados longitudinal, transversal e sagital.
A alternativa correta é letra A , planos sagital e tranversal. Ambos são planos de corte anatômicos, que possuem um cruzamento perpendicular entre si. O plano sagital é aquele plano imaginário que dividiria o corpo humano em direita e esquerda, passando bem ao meio de nosso corpo no sentido vertical.
Também chamada de posição de estudo anatômico, esse é um posicionamento usado universalmente como referência para estudar o corpo humano. ... Essa posição pode ser descrita como um indivíduo em pé e com a postura ereta, além dos membros superiores rentes ao tronco e os inferiores paralelos.
A posição anatômica serve para padronizar a descrição do corpo humano para todos os profissionais da saúde e anatomistas, ela facilita também a localização das partes do corpo.
1) O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia Humana Geral? Resposta: A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo.
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional.