A obtenção do álcool é através da fermentação, ao acrescentarmos água e um pouco de ácido ao melaço. a Destilação é utilizada para separar misturas, isto significa isolar componentes, separar-se misturas formadas por sólidos e líquidos ou por vários líquidos.
O que devemos separar?
Esse procedimento, que é uma filtração comum, é amplamente utilizado em diversas áreas e ramos das atividades humanas, e não somente no preparo do café. A filtração comum é o método de separação utilizado para separar os componentes presentes em misturas classificadas como heterogêneas.
Processos de descafeinação Há quatro métodos de descafeinação, de acordo com a substância utilizada para extrair a cafeína: água; acetato de etila; CO2 supercrítico ou líquido; e cloreto de metileno.
A adição de água quente ao café torrado e moído, produzindo então a bebida café, é um processo chamado de infusão, e pode ocorrer por filtragem, percolação, prensagem ou pressão, sendo que cada um destes produz tipos de bebidas distintas.
Várias! A primeira é chamada de método da água, onde a cafeína, primeiramente, é extraída em água quente (a cafeína dissolve-se na água). Após isto, ela é retirada da água com um solvente orgânico e, em seguida, a água sem cafeína, mas com todos os sabores oriundos do café, é colocada de volta nos grãos e secada.
Os grãos são primeiro embebidos em água e depois cobertos em uma solução contendo um desses solventes. Só então a cafeína é retirada. A água com solvente é então reutilizada seguidas vezes até estar cheia de aromas e compostos de café - praticamente idênticos aos grãos, com exceção da cafeína e do solvente.
Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal. Confira a recomendação máxima por dia: 4 xícaras de café fresco (225 ml).