Fique por dentro: 6 direitos do inquilino que você tem que conhecer
DA TOLERÂNCIA CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA : A LOCATÁRIA terá um prazo de tolerância para efetuar o pagamento do aluguel até o 5º (quinto) dia útil após o vencimento, caso não seja dia útil, ficará obrigada... desde já a efetuar o pagamento no primeiro dia útil subsequente a esta data.
Pelas novas regras, o locatário só poderá atrasar o aluguel uma vez em 24 meses. No segundo atraso, o morador poderá ser despejado. Ainda com o aperfeiçoamento das regras, o inquilino terá 30 dias para desocupar o imóvel residencial ou comercial em caso de decisão judicial de despejo favorável ao locador.
Recomenda-se que o percentual gasto com o aluguel não seja superior a 30% do seu salário líquido, ou seja, pouco menos de um terço da sua renda mensal estará comprometida com a moradia. Trata-se do limite ideal para que o inquilino possa arcar com as despesas de locação pelos 12, 24 ou os 30 meses do contrato.
Registre todas as suas rendas. Utilize o mesmo recurso que usou para anotar suas despesas e registre todas as suas fontes de receita mensais, pois isso será importante para organizar sua vida financeira e projetar cenários futuros, estabelecendo metas sobre o que você pode fazer se conseguir guardar dinheiro.
6 dicas de como sair do aluguel ganhando pouco
Divida o apartamento com um amigo ou familiar. Para quem é solteiro e está começando a vida agora, uma excelente maneira de economizar com aluguel é dividindo o imóvel com um amigo ou alguém da família. Isso é vantajoso porque o aumento de preço em uma casa maior não acompanha a quantidade de pessoas que vive nela.