Abdução: movimento oposto à adução, ou seja, quando a coxa é levada para longe do eixo central do corpo, em um movimento “para fora”. Os músculos trabalhados são dos glúteos mínimo e médio, piriforme e tensor da fáscia lata.
Abdução do ombro Movimento do segmento afastando-se da linha média, em plano frontal. Os responsáveis por este movimento são o deltoide anterior e médio, o supraespinhoso e o bíceps.
Segundo Hislop e Montgomery (2008), os músculos responsáveis pela abdução do ombro são o músculo deltóide (fibras médias) e o músculo supra-espinhoso. O músculo deltóide tem origem na escápula, exatamente no acrômio, e se insere no úmero, região do tubérculo deltóide.
O movimento de retorno das escápulas é chamado de retração ou adução. ... Este movimento denomina-se rotação para cima, e sua volta rotação para baixo. No braço e na coxa, as combinações de flexão e adução são denominadas de adução horizontal, e as combinações de extensão e abdução são denominadas de abdução horizontal.
O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (LIPPERT, 2003; HAMILL & KNETZEN, 2008).
Em relação as ações musculares, podemos definir como movimentos padrões da escápula : a elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo, que influenciam nos movimentos do braço.
Os principais músculos que inserem (distal ou proximalmente) na escápula são:
O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.
Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.
6 exercícios que podem ajudar a 'corrigir' seus ombros
O incômodo nesse osso longo e fino pode ser causado por uma série de fatores, que estão ou não relacionados a traumas. Além do osso em si – que pode sofrer fratura, infecção e luxação, a dor na clavícula pode ser resultado de lesões em ligamentos e cartilagens.
Para promover alívio dos sintomas e recuperação do osso, é normalmente indicada a imobilização do braço com uma tipoia, para manter a estabilidade da clavícula, além de também poder ser recomendada, em alguns casos, a realização de sessões de fisioterapia, após consolidação óssea, para promover a movimentação normal do ...
No entanto, também podem ser recomendados exercícios de alongamento suaves que aliviem os sintomas, orientados por um médico ou fisioterapeuta. Em outras situações, é indicado o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como Naproxeno ou Ibuprofeno, sempre com orientação médica, para o alívio da dor.
Costocondrite O que fazer: aplicar uma compressa quente sobre o osso do peito pode ajudar a aliviar a dor, no entanto, o tratamento precisa ser feito com remédios anti-inflamatórios receitados por um clínico geral ou ortopedista.