Só procure retirar o objeto aspirado se você estiver vendo-o e ele for de fácil remoção. Do contrário, você pode estar empurrando ele mais para baixo e piorando a situação. Não coloque a vítima de cabeça para baixo porque isso pode provocar vômito e piorar a situação.
“Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho. Quando, além desses sintomas, ocorre lábios e unhas arroxeadas e desfalecimento, a morte por asfixia é iminente”, comenta o cirurgião Wander Mattos Cardoso.
Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade em engolir. Outros sintomas mais comuns podem ser sangue na saliva, recusa a se alimentar, engasgos, náusea ou vômitos. As crianças pequenas podem babar mais do que o normal.
Objetos pontiagudos (agulhas, ossos, palitos de dente)
As moedas que atingem o estômago podem ser manejadas com conduta expectante e eliminadas sem intercorrências no prazo de 1 a 2 semanas.
Corpo estranho (CE) é qualquer objeto ou substância que inadvertidamente penetra o corpo ou suas cavidades. Pode ser ingerido ou colocado pela criança nas narinas e conduto auditivo, mas apresenta um risco maior quando é aspirado para o pulmão.
O que é? Consiste na retirada do corpo estranho nos tecidos moles através de pequena incisão ou pelo próprio orifício da lesão, na maioria das vezes é necessário o bloqueio anestésico local.
Na visão da 3ª Turma, a presença de corpo estranho em alimento caracteriza defeito do produto, conforme o artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor, e expõe a risco concreto de dano à saúde e segurança.
O popular “cisco” no olho, também chamado de corpo estranho, na maioria das vezes está localizado na área branca dos olhos (conjuntiva bulbar) e causa pouco desconforto. Geralmente é fácil de ser removido com um cotonete ou desintegra-se com o efeito das lágrimas e do piscar.
A melhor forma para retirar o cisco do olho consiste em seguir o passo-a-passo:
Procure um oftalmologista Ter um corpo estranho no olho, como um grão de areia ou de poeira, é algo que acontece no dia a dia. Em meio a uma ventania, esses tipos de resquícios são facilmente espalhados e acabam “atingindo” alguém. Nesses casos, normalmente é possível resolver com alguns cuidados caseiros.
Como tirar areia dos olhos? O grão de areia que entra em contato com os olhos pode ser retirado com soro fisiológico. O olho afetado deve ser lavado ou mergulhado em um recipiente limpo com o líquido. Caso opte por deixar a vista submersa, tente abrir e fechar os olhos para facilitar a saída do cisco.
A sensação de areia nos olhos é causada por uma manifestação das fibras nervosas que estão na superfície deles — é uma reação automática de defesa contra invasores externos, como os cílios ou sujeira. Em geral, lavá-los com água corrente ou pingar algumas gotas de lágrimas artificiais costumam resolver.
Incômodo constante nos olhos quanto está de lentes Suas lentes não estão bem adaptadas. Se o diâmetro for errado, se as lentes são planas ou se o tamanho não é o certo para seus olhos, o desconforto é inevitável. Consulte seu oftalmologista para identificar o problema e resolvê-lo.
As lentes de contacto podem também irritar a córnea e provocar irritações nos olhos. E, a longo prazo, a utilização frequente de lentes de contacto pode causar olhos secos. Por sua vez, o olho seco desencadeia um conjunto de sintomatologia que vai desde ligeira a grave em algumas situações.
Entre os colírios que são apenas lubrificantes e podem ser usados com lentes de contato, citamos:
Essa durabilidade pode ser de um dia até um ano, e há uma enorme variedade de modelos disponíveis no mercado. Mas vale lembrar que o prazo de validade das lentes não é a mesma coisa que seu tempo de uso nos olhos. O prazo de validades das lentes reutilizáveis ou descartáveis, deve ser rigorosamente respeitado.
É importante lembrar que a validade das lentes de contato começa quando elas são abertas, independentemente se você as usa ou não. Por exemplo: se você opta por uma lente de descarte mensal, a validade é de 30 dias a partir do momento que ela é aberta, mesmo que você a use apenas uma vez dentro desse período.
A seguir, saiba como cuidar delas.
“Quando as lentes passam do prazo, o olho começa a reagir, apresentando coceira, vermelhidão e desconforto na córnea. Se o usuário insistir em usar o produto, pode sofrer uma hipersensibilidade do olho ao uso de lentes de contato ou evoluir para uma infecção severa na córnea”, alerta o especialista.
O único jeito de você descobrir qual é o olho certo, é testando. Isso mesmo, coloque as duas lentes, uma em cada olho, e veja se está enxergando direito ou não. Se perceber estranheza, troque as lentes de olho. Quando os graus são bem diferentes, fica mais fácil perceber.