Cipó mil homens (Aristolochia Cymbifera) Como ela é uma das plantas medicinais com muitos benefícios da nossa flora catarinense, é usada por seus óleos essenciais, que são alcaloides, flavonoides, glicosídeos e taninos, sendo por isso, antisséptico, diurético, sedativo, digestivo e analgésico.
Benefícios do uso do Chá de Cipó Mil-Homens Utilize duas colheres de sopa de Cipó Mil-Homens para cada litro de água fervente. Deixe abafado em infusão por 5 a 10 minutos e coe. Pode ser tomado em torno de 2 a 3 xícaras de chá por dia, antes das refeições.
Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Abortivo, Afecções nervosas, Amargo, Amenorreia, Antídoto de veneno de cobras, Antirreumático, Aromático, Asma, Convulsões, Diarreias, Dispepsia, Drástico, Enxaqueca, Epilepsia, Estimulante, Febres intermitentes, Feridas, Flatulências, Gota, Hidropsia, Histeria, Nevralgias, Orquite, ...
O chá de bicuíba é principalmente usado para ajudar em casos de gripe e demais condições respiratórias, como bronquite e asma. Basicamente, a planta promove a redução da citocinas pró-inflamatórias, que causam sintomas como tosse e febre.
Suas propriedades ajudam a tratar diversas afecções, como asma, febre, problemas gástricos, má digestão, nevralgia, problemas nos rins, fígado e coração. Seus benefícios são alcançados devido sua ação diurética, sedativa, antisséptico e estomáquico.
COMO FAZER CHÁ DE CIPÓ MIL HOMENS? Para fazer o chá, é necessário apenas uma infusão simples. Para isso, coloque duas colheres de sopa do das folhas de cipó mil homens e deixe ferver por 10 minutos. Depois, é só deixar esfriar.
A milona é uma planta cujo nome científico é Cissampelos sympodialis. Também conhecida como orelha de onça, a milona é encontrada especialmente no nordeste brasileiro e tem ganhado fama entre os apreciadores de chá. O chá de milona pode ser feito tanto das folhas da planta, quanto das suas raízes.
Antialérgica, anti-inflamatória, antiespasmódico, imunomodulador, Indicação terapêutica: Artrite, asma, bronquite, constipação, depressão, doenças inflamatórias, alérgicas e do aparelho respiratório, reumatismo.
Essa planta possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e depurativa, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento da gota, reumatismo e artrite, por exemplo.
Os pesquisadores comprovaram que a milona tem duas poderosas ações: é anti-inflamatória e antialérgica - um alívio e tanto para os pacientes asmáticos, já que a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e, na maioria das vezes, é desencadeada por processos alérgicos. "A planta diminui a produção de muco.
Terra da Gente A orelha-de-onça também é conhecida como quaresmeira-roxa (em forma de arbusto). Suas flores são ornamentais e ficam localizadas nas extremidades dos ramos. Suas folhas são grandes de cor verde-escuro. Bastante difundido no paisagismo, este arbusto pode ser cultivado isolado ou em touceiras.
O Tofacitinib, um medicamento utilizado para tratar a artrite (inflamação nas articulações), pode ser a chave para reverter os efeitos do vitiligo, doença que causa a perda de pigmentação na pele. A descoberta desse novo uso do remédio foi feita por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Existem dois tipos de vitiligo: