Os peixes são a principal preocupação, pois podem possuir enormes quantidades de metais pesados devido à bioacumulação. A cada avanço na cadeia alimentar, o peixe seguinte está mais contaminado, uma vez que terá se alimentado de vários organismos também contaminados.
Outras medidas que ajudam o corpo a eliminar os metais pesados naturalmente são:
A localização geográfica ou oferta dos metais pesados é muito relativa. Eles podem ser encontrados na água, no solo e em minérios. Eles contaminam o meio ambiente principalmente em virtude da ação do homem em buscar esses metais para diversas atividades.
Os metais pesados podem ser classificados sob o ponto de vista químico e biológico. Na classificação química, são aqueles cuja densidade é superior a 4 g/cm³....Dentre os principais metais que causam males à saúde humana, podemos citar:
Ao longo do tempo, a ingestão ou inalação deste metal pode ainda causar doenças nos rins, problemas nos pulmões e enfraquecimento dos ossos. Onde está presente: em todos os tipos de solo ou pedras, assim como no carvão, fertilizantes minerais, pilhas e plásticos de alguns brinquedos.
Os metais pesados que mais causam prejuízos à saúde são cromo, arsênio, bário, mercúrio, chumbo e cádmio. E, a depender de qual deles é acumulado pelo organismo, os sintomas podem ser variáveis.
Ao considerar o potencial de risco do alumínio, o foco está nos efeitos no sistema nervoso, no desenvolvimento mental e motor das crianças, bem como nos efeitos negativos nos rins e nos ossos. Quando o alumínio é ingerido, via alimento, sua toxicidade aguda é baixa.
Os principais metais pesados contaminantes são: - Arsênio: causa problemas nos sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso. - Chumbo: atinge o sistema nervoso, a medula óssea e os rins. - Cádmio: causa problemas gastrointestinais e respiratórios.
2. Como evitar o contato com Arsênio
A contaminação pelos metais pesados não ocorrem somente através de desastres ambientais, ela é causada também pelo descarte indevido de produtos industrializados como pilhas, baterias e lâmpadas no lixo doméstico.
Por determinação legal até 2020, o mercúrio deverá ser eliminado de baterias, pilhas, lâmpadas, cosméticos, pesticidas e outros materiais. Neste período as empresas deverão reduzir as emissões atmosféricas do metal estabelecendo metas de diminuição e fazendo planos para implantar medidas de adaptação.
O manganês é um mineral que o seu corpo necessita em pequenas quantidades. É necessário para o funcionamento normal do cérebro, sistema nervoso e muitos dos sistemas enzimáticos do seu corpo.
Entre os alimentos que possuem o magnésio estão as frutas como uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia; sementes e nozes como gergelim, amendoim, girassol castanha e amendoim, além de leite, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.
A ostra é um dos alimentos que mais contêm zinco em sua composição. Fruto do mar, a fonte animal é nutritiva, oferecendo ao organismo, além desse e de outros minerais, ômega 3 e vitaminas.
Veja 10 alimentos ricos em zinco que você deve acrescentar na sua alimentação
O zinco é um mineral fundamental para o organismo, mas que não é produzido pelo corpo humano, sendo facilmente encontrado em alimentos de origem animal....Tabela de alimentos ricos em zinco.
O zinco é um mineral necessário para o funcionamento adequado do sistema imunológico. O organismo não produz zinco, por isso são necessárias fontes externas para seu suprimento. O zinco é um componente essencial do sítio ativo de muitas enzimas e desempenha uma função essencial em centenas de processos corporais.
Ainda segundo a especialista, a falta de zinco vai muito além da imunidade. “A pessoa com carência de zinco pode apresentar diarreia crônica, queda de cabelo, unhas fracas, paladar alterado, distúrbios de crescimento, infertilidade, dificuldade na cicatrização de feridas e distúrbios neurológicos”, aponta.
O zinco é um mineral importante, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no organismo. Ele está presente em mais de 300 enzimas, intervém no funcionamento de certos hormônios e é indispensável à síntese de proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune.