Os autores KRAMER e FLECK (2001) apresentam a remada baixa como um exercício que fortalece os músculos da parte superior das costas, como o trapézio e rombóides, além dos extensores de ombro, como o latíssimo do dosrso e a região posterior do ombro, como o deltóide parte espinal.
O encolhimento de ombros é um exercício em treinamento com pesos. Para executá-lo, a pessoa permanece ereta, segurando pesos e elevando os ombros o mais alto possível, e posteriormente abaixando os ombros, sem dobrar os cotovelos. É um exercício usado para desenvolver o músculo trapézio.
substantivo masculino Ação ou efeito de encolher (diminuir de tamanho ou dimensão); ato de se contrair.
Mantenha o abdômen contraído e puxe a corda para baixo em direção à cintura até realizar a extensão dos cotovelos; Ao descer, torça levemente a corda para dentro; Durante o movimento, não altere a posição inicial dos braços e dos ombros; Repita devagar e de acordo com a orientação do profissional supervisor.
Execução do tríceps no banco Abaixe lentamente o seu corpo como dobrando os cotovelos até que eles fiquem em um ângulo ligeiramente menor do que 90 graus entre o braço e o antebraço. Dica: Mantenha os cotovelos o mais próximo possível ao longo do movimento. Antebraços devem ser sempre apontando para baixo.
Para praticar esse exercício, deve-se pendurar-se em uma barra com pegada pronada (palmas da mão viradas para frente) e largura maior que a de seus ombros. Na sequência, deve-se fazer um movimento para cima, de modo que as clavículas toquem na barra. Finalmente, deve-se descer de forma controlada até a posição inicial.
O trapézio descendente ou superior pode ser desenvolvido elevando os ombros através de exercícios comuns como o encolhimento e remadas altas. Já o transverso ou porção média recebe uma melhor ativação ao realizar uma adução das escápulas, ou seja aproximando-as.
16 exercícios para fortalecer ombros e evitar lesões