Resumindo, podemos dizer que as principais causas da Independência foram: O desejo por maior liberdade econômica e política das treze colônias; A recusa da metrópole em negociar, seguindo uma política de controle rígido.
A independência dos Estados Unidos, que foi a primeira das nações coloniais a obter a sua independência, foi importante como um símbolo para as demais nações. ... Além disto também significava apoio em terra, além de apoio ideológico, de uma nação americana aos projetos de independência.
As idéias do Iluminismo foram as principais influências para as colônias americanas se tornarem uma só nação. Alguns dos líderes da Revolução Americana foram influenciados pelas idéias iluministas que são a liberdade de expressão, a igualdade, a liberdade de imprensa e a tolerância religiosa.
Como podemos perceber, o iluminismo não ficou restrito à França e se expandiu não só pela Europa, mas chegou à América, se tornando uma das principais influências da Independência dos EUA e de outros movimentos emancipacionistas do continente americano como a Inconfidência Mineira.
A revolta foi baseada nos ideais do Iluminismo, através do conhecimento da independência dos Estados Unidos das 13 colônias inglesas na América do Norte, que apoiadas nas idéias iluministas não só romperam com a metrópole, mas criaram uma nação soberana, republicana e federativa.
O Iluminismo do século XVIII inspirou o pensamento liberal que alimentou os processos de independência nas Américas. No caso do Brasil, aquelas ideias orientaram todas as conspirações e movimentos voltados para a ruptura do domínio lusitano sobre a colônia.
O iluminismo foi a teoria que influenciou o processo de independência dos Estados Unidos, uma vez que marcou o fim da colonização inglesa e deixou claro que os colonos não aceitavam mais a dominação imposta.
Resposta. Resposta: A Declaração de Independência dos Estados Unidos Foi Inspirada nas ideias e no pensamento iluminista. Esses princípios circulavam entre as elites econômicas e intelectuais da América do Norte que frequentavam universidades europeias e os difundiam nas colônias.
Resposta. a independência americana não influenciou a gloriosa revolução francesa de 1789. Os dois movimentos - independência americana e revolução francesa - foram fortemente influenciados pelos ideais e pensadores iluministas (Rousseau, Locke, Montesquieu e outros). ... A revolução francesa foi o ápice do iluminismo.
A Revolução Industrial implantou o capitalismo industrial (livre comércio e trabalho livre) e o Iluminismo defendia o liberalismo (liberdade) político (autonomia política, contra a política absolutista) e econômico (livre comércio).
A relação existe entre atual organização política dos Estados Unidos e o Iluminismo é de consolidar o país como uma república presidencialista com um pacto federativo, sendo também uma democracia liberal, com a divisão entre os três poderes.
Resposta: Os pensadores iluministas eram críticos da relação existente entre Estado e Igreja nos séculos XVII e XVIII, pois propunham o Estado Laico, com separação total entre o clero e suas perspectivas teológicas do Estado e suas perspectivas políticas.
A relação entre industrialização e urbanização encontra-se no fato de que é o processo industrial que dinamiza as sociedades e atua no sentido de modernizá-las, embora esse não seja o único fator responsável por isso. ... Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas produzidas pela industrialização.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. ... Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.
Resposta. Falta de acesso à educação de qualidade; Política fiscal injusta; Baixos salários; Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.