EQST

Quais Foram Os Aliados Do Poder Real Em Seu Processo De Centralizaço Absolutista?

Quais foram os aliados do poder real em seu processo de centralização absolutista?

Resposta. Burguesia: buscava a uniformização de pesos, medidas e taxas, facilitando a expansão do comércio. Clero: buscava fortalecimento e expansão da fé para novos territórios. Nobreza: buscava cargos públicos, militares, no alto clero e terras.

Por que a Igreja ofereceu resistência à centralização do poder nas mãos do rei?

Após a queda do Império Romano a Europa se viu em um vazio de poder e isso culminou no surgimento de vários reinos pequenos e de pouca representatividade. ... A partir deste ponto para manter o apoio das classes e garantir-se no poder o Rei sustentava os burgueses, os nobres e a igreja através dos impostos recolhidos.

Porque a burguesia apoiava a centralização do poder real nas mãos do rei?

Quase sempre estiveram envolvidos nesse processo de centralização do poder os mesmos grupos sociais: os reis, a burguesia e os nobres feudais. ... Isso porque submetia os burgueses aos impostos cobrados pelos senhores e dificultava a atividade comercial pela ausência de moeda comum e de pesos e medidas padronizados.

Por que a burguesia apoiou a centralização do poder do rei?

O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exercito para impor sua autoridade à nobreza feudal. ... Com isso, formar-se-iam em diversas regiões da Europa monarquias com poder centralizado, nas quais os reis detinham grande parte do poder.

Por que o rei fez aliança com a burguesia e por que a nobreza apoiou o rei?

1- A aliança entre o rei, a burguesia e parte da nobreza: Os estados nacionais surgiram do fortalecimento da autoridade do rei, apoiado pela burguesia e parte da nobreza. Os burgueses apoiaram os monarcas porque estavam interessados em ampliar suas atividades comerciais , inclusive no interior dos feudos.

Quais as vantagens que esse fortalecimento do poder real trouxe para a burguesia?

➢ ELIMINAÇÃO DA AUTONOMIA DAS CIDADES E ENFRAQUECIMENTO DOS PODERES LOCAIS E REGIONAIS. ➢ UNIFICAÇÃO DE MOEDAS, LEIS, IMPOSTOS, PESOS E MEDIDAS... 01. ... Considerando esse processo de formação das monarquias nacionais, explique as vantagens que esse fortalecimento do poder real trouxe para a burguesia.

Quais foram os interesses da nobreza e da burguesia no fortalecimento da autoridade real?

Os burgueses apoiaram os monarcas pelos interesses em ampliar suas atividades comerciais, uma parcela da nobreza apoiou o fortalecimento dos reis porque tinham ficados pobres com a crise econômica que atingiu a Europa e passou a depender dos favores reais.

Como o poder real e a burguesia passaram a se relacionar?

Resposta. Resposta: A burguesia passa a financiar a criação dos novos Estados nacionais através do pagamento de impostos. Dessa maneira, o rei podia Criar ou contratar um exército e em troca, garantir a proteção dessa burguesia, ajudando no bom andamento da relações comerciais.

Porque a burguesia tinha interesse na unificação territorial sobre o poder da realeza?

2- A burguesia tinha interesse na unificação territorial sob o poder da realeza porque haveria unificação da moeda e dos impostos, o que facilitaria o comércio.

Qual era o interesse da burguesia na unificação monárquica?

Para a burguesia era interessante apoiar esta mudança política pois a centralização política aboliria as "barreiras" que existiam no comércio entre os feudos e garantiria a segurança nas estradas.

Quais eram os interesses da burguesia na centralização do poder real?

A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade Moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.