Resposta. As lentes dos óculos de Pedro são divergentes, pois conjugam imagens reduzidas. Já as lentes dos óculos de Helena são convergentes, pois conjugam imagens ampliadas.
(UFRJ) É sabido que lentes descartáveis ou lentes usadas nos óculos tradicionais servem para corrigir dificuldades na formação de imagens no globo ocular e que desviam a trajetória inicial do feixe de luz incidente na direção da retina.
DISTÂNCIA FOCAL: Unidade de medida relativa à distância existente entre o centro óptico de uma lente e o plano de foco. A distância focal determina a relação de grandeza de um motivo e a área de cobertura de uma lente. Você deve conhecer como “zoom”. A distância focal define o campo de visão de uma lente.
As lentes convergentes geram imagens reais concentrando os raios luminosos do lado oposto ao objeto. Por gerar imagens reais as lentes convergentes são muito usadas em equipamentos de projeção, como projetores de cinema. As imagens reais tem a propriedade de serem visíveis quando projetadas em uma superfície.
As lentes divergentes funcionam de forma semelhante aos espelhos convexos. ... A imagem produzida pelas lentes divergentes: como nos espelhos, a imagem depende da posição do objeto em relação à lente. Para objetos reais, ela será sempre virtual, direita e menor que o objeto.
A Dioptria é uma unidade de medida que se refere ao poder de refração das lentes em um sistema óptico, ou seja, o famoso “grau” dos óculos popularmente conhecido. Assim temos que 1 grau é igual a 1 dioptria.
Olá! No espelho ocorre apenas o fenômeno chamado reflexão, em que a luz o atinge, sendo refletida logo em seguida. Já na lente, ocorre tanto a reflexão quanto a refração, fenômeno este que descreve a passagem da luz de um meio para o outro.
Uma imagem se forma quando raios de luz vem ou ”parecem vir”de algum ponto apos interagir com (refletir em ou refratar de) um sistema ótico (espelho ou lente). ... A imagem se localiza no ponto de onde os raios projetados parecem divergir. – Objeto real: A luz do objeto incide sobre o sistema ótico de forma divergente.