É portanto importante atentar que existem diferenças entre tais lesões, tanto em suas manifestações clínicas como também entre seus prognósticos. Ambas podem ou não comprimir nervos na região da coluna, causando ou não dor irradiada para os membros inferiores.
Na fase aguda, é recomendado evitar as posições que causam maior desconforto e carregar peso. Quando o indivíduo não evolui bem com o tratamento clínico e a dor segue incapacitante, indica-se o tratamento cirúrgico.
Numa protrusão, o disco está abaulado, mas seu conteúdo (núcleo pulposo), está contido pelo anel fibroso, já numa hérnia extrusa, ocorre lesão do anel fibroso e extravasamento do material discal para o interior do canal vertebral, havendo maior chance de compressão de estruturas neurais. Portanto, as hérnias extrusas costumam causar mais sintomas que as protrusões, que muitas vezes podem ser meros achados de exame e não a verdadeira causa da dor.
Olá Débora, se o abaulamento ou protrusão discal estiver em contato com a raiz (nervo) que irradia para o braço e mão, pode sim dar esses sintomas. Não são necessariamente graves, mas é importante fazer uma avaliação médica para examinar o grau de força e os sintomas objetivos.
Olá Raquel! Esse resultado é muito frequente em ressonância magnética da coluna e indica um desgaste nos discos e na parte osteoarticular da coluna vertebral. A dor local e até irradiada para as pernas, com espasmos, pode estar presente se a musculatura local não estiver bem fortalecida ou eventualmente haja alguma compressão neurológica (inclusive parece haver algum grau de compressão – “redução da amplitude dos foramens…”). O ideal é fazer um exame físico e avaliar com as imagens para um correto diagnóstico e tratamento.
O disco intervertebral funciona como “amortecedor” aos impactos e carga sustentada pela coluna. A degeneração ou desgaste do disco intervertebral, é um processo natural que se inicia por volta dos 30 anos de idade. A partir dessa época, um exame de ressonância magnética já pode detectar algum abaulamento, degeneração discal ou protrusão, mais comumente nos níveis lombares baixos (L4L5 e L5S1), que tem maior movimento e sustentam mais carga.
Bom, toda extensão da coluna é formada por uma estrutura fibrosa presente entre as vértebras, chamada discos intervertebrais. Esses discos são como amortecedores que ajudam a absorver os impactos dos movimentos da coluna, assegurando assim a mobilidade entre cada vértebra. Em alguns casos, quando a coluna sofre uma pressão contínua contra o disco, o mesmo acaba se desgastando e enfraquecendo. Dessa forma, a protusão é uma distensão ou saliência do anel fibroso que envolve os discos devido ao seu achatamento ou abaulamento quando enfraquecido.
Olá Pedro, a protrusão discal pode ter períodos sintomáticos e assintomáticos (sem sintomas). Na presença de sintomas, principalmente se irradiados para o trajeto do nervo, o ideal é evitar esforços físicos com a região até o adequado tratamento e resolução da sintomatologia.
Olá Aparecida, na maioria dos casos o tratamento clínico é efetivo e conseguimos evitar cirurgias. Mas seria importante fazer um exame físico detalhado e avaliar os exames já realizados.
Olá Leonardo, a infiltração/bloqueio pode ser uma opção. Mas o ideal é examinar clinicamente antes para determinar o trajeto correto da dor e se corrobora com os achados da ressonância magnética. Importante avaliar também qual foi o tratamento clínico prévio realizado e se há espaço para um novo tratamento conservador antes. O pilates é um ótimo exercício para reabilitar após a melhora da dor e do quadro inflamatório. Converse sobre esses pontos com seu médico.
Olá Ivone, dependendo a localização desse abaulamento L5-S1 pode sim causar esse sintoma. Seria interessante complementar com um exame físico da região e talvez um exame de imagem mais detalhado.
Agende sua consulta: (11) 3459-2128 ou (11) 95020-1592
Olá Ana Paula! Depende. A maioria desses casos não deve levar a preocupação. Se ele não tiver sintomas relacionados a esse disco, provavelmente não tem significância clínica (apenas um achado de exame de imagem normal na população). Se ele apresentar sintomas compatíveis, aí sim deve iniciar um tratamento específico.
A recuperação da microdiscectomia costuma ser tranquila, o paciente não precisa ficar acamado, mas deve evitar esforço físico, principalmente nos primeiros 10-14 dias, até retirar os pontos e iniciar fisioterapia, nessa época, também pode voltar a dirigir.
Olá dr na minha TC deu L5 -S1 abaulamento fiscal difuso, sem repercussão neural e espondilose incipiente. Isso pode causar dor na pelve? Sinto uma dor localizada na pelve lado esquerdo, e dor no quadril e virilha . Help please!
Olá Andrea, essa é uma alteração comum em exames de ressonância magnética acima dos 30 anos de idade. Nada mais é que um desgaste do disco. Grande parte dos casos não causam sintomas, mas na presença de sintomas sempre é bom procurar avaliação médica. A prática de corrida e atividades físicas é recomendada quando não há sintomas e após uma avaliação profissional.
Olá Beatriz, o ideal é ele fazer uma exame clínico com um médico para determinar quais raízes estão acometidas e correlacionar com esse resultado do exame de imagem. Provavelmente a protrusão L4-L5 deve estar dando mais sintoma.
Já na protrusão discal lombar, os sintomas se concentram na parte inferior das costas irradiando a compressão nervosa para as pernas do paciente. Portanto, sendo muito comum apresentar dor, fraqueza e formigamento nas pernas, glúteos e na região genital, além de limitação dos movimentos, um dos sintomas mais graves.
Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar.
Evolutivamente, a protrusão ou abaulamento discal é um estágio que antecede a hérnia de disco no processo de degeneração do disco intervertebral. Outra maneira de entender a diferença é que toda hérnia de disco é uma protrusão, mas nem toda protrusão é uma hérnia.
Protusão como o proprio nome diz significa seu disco está protuso, saliente podendo acometer ou não a raiz nervosa e até mesmo evoluir para um abaulamento ou hérnia discal. L5 – S1 não são simbolos, são abreviações. L= lombar número 5 e S= sacral 1, as quais são vertebras da nossa coluna.
substantivo masculino Processo de tornar algo convexo, arredondado: abaulamento de madeira. Ação ou efeito de abaular, de atribuir a forma da tampa de um baú.
O abaulamento discal, também chamado de protrusão discal, é o processo inicial de uma hérnia de disco. Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, deslocando-se de sua posição original.
Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.
O segmento de movimento L4-L5 inclui as seguintes estruturas: - Vértebras L4 e L5. Cada vértebra consiste em um corpo vertebral na frente e um arco vertebral na parte de trás. O arco vertebral possui três saliências ósseas: um processo espinhoso proeminente no meio e dois processos transversais em ambos os lados.
Tem direito ao benefício a pessoa com deficiência que tenha impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, que produza efeitos ...
Para ter direito ao BPC, o idoso precisa ter no mínimo 65 anos, independentemente do gênero. ... Ou seja: considerando o salário mínimo de R$ 1.
A FUNÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DO ACESSO AO BPC Neste contexto, o profissional Assistente Social afiançava este direito garantido às PPDs e Idosos com idade igual ou superior à 60 anos. Hoje, o formulário pode ser preenchido por qualquer pessoa e assinado pelo responsável pelo sujeito de direito.