O modernismo é um movimento da literatura brasileira que surgiu em 1920 e se estendeu até meados de 1978. Dividido em três fases principais, a literatura moderna reúnecaracterísticas inconfundíveis como a liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita.
Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são:
É considerado um período multifacetado das manifestações artísticas. Entre suas características estão: individualismo, pluralidade, liberdade de expressão e espontaneidade. Saiba mais sobre o Modernismo: Características do Modernismo.
No Brasil, a temática empregada no modernismo possuía sobretudo um caráter nacionalista-ufanista. Essa característica foi notada pela valorização da língua brasileira e do folclore, expressos pela liberdade formal dos versos livres e brancos (ausência de métrica e rima).
Maior liberdade formal - As produções literárias estavam livres para assumir a forma que quisessem, ou seja, entrava em evidência a expressão em detrimento da estrutura formal (versificação, rima etc).
O Grupo dos Cinco foi o conjunto de artistas que liderou a Semana de Arte Moderna no Brasil formado pelas pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, e pelos escritores Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade.
O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.
Os artistas dessa fase defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; o fim do nosso complexo de colonizados; uma crítica ao nosso passado histórico; e o fim do apego aos valores estrangeiros. Logo, tudo está relacionado ao nacionalismo, mas com uma visão crítica da realidade brasileira.
A proposta do movimento era a de assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento Antropofágico é o quadro Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral, o qual foi dado de presente ao marido, Oswald de Andrade. A divulgação do movimento era realizado na Revista de Antropofagia, publicada em São Paulo.
Em 1917, Anita reuniu 53 de suas obras com forte tendência expressionista, a fim de expor individualmente em São Paulo na “Exposição de Pintura Moderna Anita Malfatti”. Esse evento tornou-se um marco do movimento modernista no Brasil. ... Esses artistas defendiam as ideias da Semana de Arte Moderna.
Anita Malfatti foi a artista precursora do modernismo no Brasil e sua exposição “Pintura Moderna – Anita Malfatti”, realizada em São Paulo entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, foi a terceira exposição individual de um artista modernista no país, sendo que a primeira foi a de Lasar Segall, em 1913.
Modernismo
Anita Malfatti: obras e biografia
Anita Malfatti foi uma artista do modernismo brasileiro, estilo de época inaugurado na Semana de Arte Moderna de 1922. Esse movimento realizou uma quebra com a arte tradicional, isto é, a arte acadêmica, com o intuito de criar uma arte independente e nacional.
Anita Malfatti (1889-1964) foi uma artista plástica brasileira. ... Filha de Samuel Malfatti, engenheiro italiano e de Betty Krug, descendente de alemães e de nacionalidade norte-americana nasceu com uma atrofia no braço direito e teve que aprender a usar a mão esquerda e para isso recebia os cuidados de uma governanta.
Tarsila do Amaral (1886 - 1973) Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.