Essa modalidade de ciclismo entrou para o programa olímpico em Pequim 2008. BMX é a sigla de Bicycle Motocross, ou seja, aquelas bicicletas menores, com rodas aro 20 e apenas uma marcha e um freio, além de apresentar um quadro resistente para aguentar os muitos saltos ao longo do circuito.
É uma prova de sprint disputada por seis ciclistas em simultâneo, a prova inicia-se com os ciclistas a seguirem um motociclo (sendo possivel peitar na prova nunca o poderem ultrapassar) que inicia a uma velocidade de 30 km/h e vai aumentando a velocidade até atingir cerca de 50 km/h e deixa a pista, em princípio, a 600 ...
As provas são realizadas em uma pista oval com 250 metros. Na categoria Contrarrelogio, o paratleta pedala sozinha uma distância entre 500 e 1000 metros e quem fizer o menor tempo ganha. Na categoria Perseguição, ciclistas oponentes largam um de cada lado do velódromo e percorrem de 3 a 4 km.
Como o próprio nome diz, Mountain Bike costuma ser praticada em regiões montanhosas. Apesar de sua principal característica ser o ar livre, alcançar velocidade e manobras radicais em percursos com descidas e subidas, variando entre solos turbulentos, é o que faz com que cada vez mais atletas abracem o desafio.