As luas de Netuno
Saturno é o planeta do sistema solar com o maior número de luas ou satélites naturais (82 luas), ultrapassando Júpiter em 7 de outubro de 2019, após a descoberta de 20 novas luas do planeta. O planeta também possui o satélite natural Titã, a única lua do sistema solar com uma atmosfera importante.
As novas luas elevaram para 82 o total de satélites do planeta. Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites. As novas luas têm, em média, 5 quilômetros de diâmetro e levam de dois a três anos terrestres para completar uma órbita ao redor de Saturno.
Netuno
Fobos
As luas de Netuno Ao todo, o planeta tem 14 satélites confirmados em sua órbita. Tritão é bastante diferente das luas dos outros planetas, já que orbita no sentido oposto à rotação de Netuno na chamada "órbita retrógrada".
Tritão é a exceção. Embora seja considerada uma lua irregular por causa de sua órbita inclinada e retrógrada, essa órbita é circular e próxima ao planeta.
Júpiter sendo um único planeta maciço com luas relativamente pequenas (relativamente à sua massa) não faz com que elas se influenciem tanto assim. ... O tamanho do pequeno "poço" aumentará à medida que o planeta se afastar do sol e também quando o planeta for mais maciço.
Saturno
Mercúrio e Vênus não têm luas Os únicos planetas do Sistema Solar que não têm uma lua para chamar de sua são Mercúrio e Vênus.
Durante décadas, Plutão foi considerado um planeta do sistema solar. ... Entre as poucas características obtidas desse planeta anão estão a massa (equivalente a 0,24% da massa da Terra), a composição interna (gelo e rochas), a atmosfera (nitrogênio, metano e monóxido de carbono) e o diâmetro: 2.
0,62 m/s²
Caronte