EQST

Quais As Implicaçes Do Experimento Da Priso De Zimbardo?

Quais as implicações do experimento da prisão de Zimbardo?

O estudo durou apenas seis dias, mas o tempo foi suficiente para que Zimbardo concluísse que o entorno tem, sim, influência sobre a conduta humana e que colocar pessoas "boas" em lugares ruins pode fazer com que elas ajam como pessoas ruins ou que se resignem a ser maltratadas.

O que nos ensina a experiência de Stanley Milgram no que diz respeito ao papel da obediência a liderança?

O objetivo da experiência de Milgram foi verificar a obediência e o efeito da autoridade na capacidade do sujeito prejudicar outro ser humano. ... A extrema disposição para seguir cegamente o comando de uma autoridade mostrada por adultos foi o resultado principal do experimento, e que ainda necessita de explicação.

Como pessoas boas se tornam Mas?

O Efeito Lúcifer é um livro de mais de 700 páginas que descreve e analisa os aspectos psicológicos que levam as pessoas a praticar condutas tida por boas e, principalmente, más. Escrito pelo professor de psicologia social Philip Zimbardo, com mais de 70 anos quando da publicação da obra, em 2007.

Qual era o objetivo do experimento de Milgram?

O objetivo de Milgram era averiguar como as pessoas tendem a obedecer às autoridades, mesmo que o comando delas vá contra questões morais e éticas.

Quais os perigos de ter uma obediência cega pelas regras?

Esse comportamento de obedecer a uma ordem de uma autoridade sem a capacidade de raciocinar, compreender e avaliar a maneira correta de agir, para saber se fere ou não a conduta moral, é extremamente perigoso.

Foi criada por Gottfried Wilhelm Leibniz *?

Criador da teoria das Mônadas - unidades primárias do universo que compõem todos os corpos. Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu em Leipzig, Alemanha, no dia 1 de julho de 1646. Ficou órfão de pai cedo e foi criado pela mãe, que lhe transmitiu rígidos valores religiosos.

Qual é a ideia principal de Zimbardo quando discorre sobre o efeito Lúcifer?

Com o termo Efeito Lúcifer Zimbardo demonstrou que pessoas comuns podem ser capazes de atos cruéis mas que, nem sempre, isso reflete sua índole ou caráter. Antes disso, fatores ambientais podem exercer uma influência muito maior nas atitudes das pessoas do que seu próprio comportamento individual*.

O que você acha que a pesquisa de Milgram nos diz sobre nossos padrões éticos individuais?

Milgram concluiu que as pessoas comuns provavelmente seguiriam ordens dadas por uma figura de autoridade, até mesmo ao ponto de matar um ser humano inocente. A obediência à autoridade está enraizada em todos nós a partir do modo como somos educados.

O que dizia Gottfried Wilhelm Leibniz?

Em filosofia, Leibniz é mais conhecido por seu otimismo, por sua conclusão de que nosso universo é, num sentido restrito, o melhor de todos os mundos possíveis que Deus poderia ter criado. Essa ideia muitas vezes foi satirizada por outros filósofos, como Voltaire.

Como o filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz definiu o mundo?

Leibniz escreveu diversos ensaios, mas não expôs de modo organizado e sistemático seu pensamento filosófico, mesmo assim podemos dizer que ele acreditava na existência no mundo de uma ordem necessária, livre e que se organizava de forma espontânea.

O que significa Efeito Lúcifer?

O Efeito Lúcifer tenta juntamente à psicologia social demonstrar que existem diversas formas de compreender o comportamento violento e criminoso como algo complexo e dividido entre vários aspectos quando envolvem seres humanos vivendo em sociedade.

Qual a opinião de Philip Zimbardo a respeito da materialização do mal?

Philip Zimbardo já o disse mil vezes e repetiu a mesma frase no Porto: “Todo o mal começa com 15 volts”. E o que é o mal? “O exercício de poder para intencionalmente fazer mal a alguém” e que pode assumir várias formas, de magoar a destruir, passando por crimes contra a humanidade, contra indivíduos ou instituições.

Qual foi o experimento de Stanley Milgram?

O experimento de Stanley Milgram realizado originalmente em 1961, na Universidade de Yale, consistiu em levar sujeitos experimentais a aplicar (falsos) choques elétricos gradativos até o limite de 450 volts em supostos aprendizes inocentes, sob a falsa alegação de se verificar o efeito da punição sobre a aprendizagem.

Por que temos que respeitar as leis de trânsito?

A obediências às leis de trânsito são garantia de segurança de vida tanto para motoristas quanto para pedestres. Todos têm obrigação no trânsito para que ele se torne melhor. Umas das formas de obediência às leis de trânsito, é o respeito a sinalização de trânsito.

Porque temos que respeitar as leis de trânsito?

Sem os sinais de trânsito, todos ficariam desorientados, sem saber qual direção seguir, em qual velocidade, onde pedestres poderiam atravessar, entre outras situações que poderiam resultar em acidentes.

Por que devemos respeitar as regras?

Assim como a rotina, as regras e os limites são fundamentais, pois saber até onde pode ir, colabora para que as crianças se sintam mais seguras e confiantes, estimulando o autocontrole e ensinando-as a viver em família e em sociedade.

O que acontece quando não respeitamos as regras?

Por exemplo, se em um clube alguém desobedecer a ordem de não usar a quadra de tênis, certamente sofrerá algum tipo de sanção disciplinar. Na família também se exerce a autoridade. Os pais, a todo o tempo, dão ordens aos filhos pequenos, que, se desobedecidas, são punidas com suspensão de algo prazeroso.