Verificado por especialistas. Letra A: as consequências para o Brasil decorrentes da crise na Venezuela são o carregamento no sistema público de saúde em Roraima e necessidade do governo brasileiro estadual e federal tomarem medidas para o acolhimento dos refugiados.
Desde 2017, a Venezuela vive um processo de hiperinflação, de alta acelerada dos preços, que fez com que sua moeda, o bolívar, perdesse quase todo o valor. Com isso, o dólar é cada vez mais utilizado e, segundo estimativas da consultoria Datanálisis, já representa 64% do total das transações.
Chavismo é a ideologia de esquerda política baseadas nas ideias, programas e estilo de governo associados com o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que governou o país entre 1999 e 2013. Chavista é um termo utilizado para descrever fortes apoiantes de Chávez, que está intimamente associado com o apoio do chavismo.
Chávez foi eleito presidente em 1998, encerrando os quarenta anos de vigência do Pacto de Punto Fijo (firmado em 31 de outubro de 1958, entre os três maiores partidos venezuelanos) com uma campanha centrada no combate à pobreza. ... Chávez foi vítima de uma tentativa golpe de Estado em 2002.
Formação. Surgiu por iniciativa de Hugo Chávez, (inspirado no castrismo/guevarismo e gramscismo) e, após sua vitória nas eleições para presidência da Venezuela de 2006, com a finalidade de unir todos os partidos que apoiavam a Revolução Bolivariana. ... O partido realizou seu primeiro congresso no início de 2008.
2 de fevereiro de 1999 – 5 de março de 2013
5 de março de 2013
Nicolás Maduro Moros (Caracas, 23 de novembro de 1962) é um político venezuelano, atual presidente da República Bolivariana da Venezuela.
17 de dezembro de 1830
Simón Bolívar é considerado na América como herói visionário, revolucionário e Libertador. Durante seu curto tempo de vida, liderou Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá peru e Venezuela, rumo a independência e ajudou a lançar bases ideológicas democráticas na maior parte da América espanhola.