As complicações gastrointestinais podem ser de três tipos, a deiscência de anastomose, as fístulas gastrointestinais e a obstrução intestinal. A deiscência de anastomose representa uma descontinuidade parcial em algum ponto de uma anastomose em cirurgia do aparelho digestivo.
As complicações pós-operatórias podem também ser gerais, especiais ou específicas. A complicação geral é aquela que pode acontecer com qualquer paciente, independentemente do tipo de procedimento cirúrgico como hemorragia, atelectasia pulmonar, insuficiência renal aguda e doença tromboembólica.
As principais complicações foram: deiscência e infecção da ferida operatória (8%), hemorragia pós-operatória (3%) e complicações relacionadas ao trato cardiorrespiratório (7%).
Entende-se por pós-operatório o período que transita desde o momento da saída do paciente da sala de cirurgia até a sua recuperação. Pós-operatório Mediato: Entre 24 horas e 7 dias. Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.
O período pós-operatório imediato abrange as primeiras 24 horas após a cirurgia. O pós-operatório mediato se inicia após estas 24 horas do pós-operatório imediato seguindo-se por sete dias consecutivos.
Pré-operatório mediato (começa no momento da indicação da operação e termina 24 horas antes do seu início. Geralmente, nesse período o paciente ainda não se encontra internado); Pré-operatório imediato (Esta fase compreende as 24 horas que antecedem a operação.
Os cuidados de enfermagem no pós-operatório abrangem exercícios com as pernas, deambulação precoce, meias antiembólicas, hidratação adequada e baixa dose de heparina.
São intervenções de enfermagem no pós-operatório imediato para pacientes em risco de constipação intestinal, relacionado ao uso de agentes anestésicos: a) inspecionar o abdômen e auscultar sons intestinais. b) estimular deambulação precoce e restringir a ingesta hídrica.
Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico São considerados marcos principais no pós-operatório imediato, EXCETO: A. Volume e regularidade do pulso e coloração da pele. Nível de consciência e capacidade de responder a comandos.
Constipação Monitorar o aparecimento de sinais e sintomas de constipação; Anotar data do ultimo movimento intestinal; Monitorar os movimentos intestinais, inclusive a frequência, a consistência, a forma, o volume e a cor das fezes, se apropriado; Monitorar ruídos hidroaéreos; Registrar problemas intestinais ...
Comunicar o anestesiologista de plantão intercorrências relacionadas às pacientes assistidas; Aplicar o índice de Aldrete e Kroulik para estabelecer os critérios de alta da SRPA; ... Providenciar ao destino as pacientes de alta médica.