Quais as características principais das chuvas que devem ser observadas? Impactos e causas Intensidade e duração Área e Impactos Distribuição espacial e temporal A forma de medição e o instrumento utilizado 2.
Um climograma tem duas ordenadas: uma à esquerda, onde normalmente são representadas as precipitações, e outra à direita, onde são marcadas as temperaturas. No eixo das abscissas são assinalados os meses do ano. As temperaturas são representadas por uma linha vermelha; e as precipitações, por barras azuis.
O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.
Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.
A mais simples é usando um pluviômetro convencional. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado. Quando a gente diz que teve uma chuva de 200 milímetros, em 24h, significa que 200 litros d'água caíram num metro quadrado.
Pluviômetro é um instrumento usado na mensuração de chuva, ou precipitação. A precipitação medida pelo pluviômetro é dada em milímetros de chuva medidos em escala linear para um determinado tempo e local.
Material necessário:
O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos, tais como chuva e neve, precipitados durante um determinado tempo em um determinado local.
De modo geral, um anemômetro serve para medir a velocidade do vento. Tal medição pode se dar de diversas formas.