O solvente deve: - Possuir a mesma polaridade (semelhante dissolve semelhante); - Dissolver grande quantidade da substância em temperatura elevada e pequena quantidade em temperaturas baixas; - Dissolver as impurezas mesmo a frio, ou então, não dissolvê-las, mesmo a quente.
Os solventes que utilizaremos nos testes para a acetanilida serão: água, etanol, éter etílico, clorofórmio, acetona e benzeno.
Devido ao facto de que a solubilidade das substâncias geralmente aumenta com a temperatura, é conveniente dissolvê-las a quente e processar rapidamente a filtragem, levando-se em consideração que a evaporação do solvente pode tornar a solução saturada sobre o filtro e acarretar alguma cristalização do soluto e que se a ...
Nesta reação, pode-se utilizar vários reagentes (ácidos de Lewis), dentre eles o anidrido acético que é ideal para acetilação em soluções aquosas, devido à sua baixa velocidade de hidrólise, formando um produto de alta pureza e bom rendimento.
Síntese do ácido acetilsalicilico A reação de acetilação do ácido salicílico (1) ocorre através do ataque nucleofílico do grupo -OH fenólico sobre o carbono carbonílico do anidrido acético (2), seguido de eliminação de ácido acético (3), formado como um sub-produto da reação.
Qual é o mecanismo da reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético em meio ácido? Uma reação de esterificação em meio ácido (ácido sulfúrico - que funciona como catalisador).
Foi uma droga utilizada para combater a febre e a dor de cabeça. Esta substância tem ação analgésica suave (alivia a dor) e antipirética (reduzem a febre). A acetanilida pode ser fácilmente purificada através de recristalizações, usando carvão ativo.
A acetanilida tem a mesma função do paracetamol atuando como analgésico e antipirético. Ela foi descoberta acidentalmente por Cahn and Hepp em 1886 quando foi utilizada pela primeira com o nome de antifibrina.
C₇H₆O₃
O AAS, se comparado ao ácido salicílico, é menos prejudicial ao estômago, mas também é menos eficaz. O ácido salicílico puro não pode ser exposto ao ar, por haver riscos de explosão; é incompatível com oxidantes fortes, pode ser absorvido por inalação ou ingestão.
Tem utilização principal como analgésico, mas também é indicado para tratamento de quadros coronarianos. Quanto às propriedades químicas e físicas dessa substância, é correto afirmar que o ácido acetilsalicílico: (Circule os grupos funcionaia na molécula) (A) é mais solúvel em água que o etanol.
O ácido acetilsalicílico tem sua cadeia classificada como: Mista, heterogênea e ramificada. As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: Aberta, acíclica ou alifática: são aquelas cadeias carbônicas que possuem duas ou mais extremidades livres, ou seja, não possuem nenhum ciclo.
O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo dos fármacos anti-inflamatórios não-esteroides, com propriedade analgésica, antipirética e anti-inflamatória. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da enzima ciclooxigenase, envolvida na síntese das prostaglandinas.