- Ao nascer, uma menina tem em seus ovários cerca de um milhão de ovócitos primários (ovócitos I). Esse número cai pela metade até o início da puberdade e, destes, apenas de 300 a 450 irão originar gametas, geralmente um a cada ciclo menstrual.
Ovários. São duas glândulas sexuais de formato arredondado. São responsáveis pela produção das células sexuais femininas (gametas femininos), os ovócitos.
Na gravidez nas trompas, como o próprio nome já diz, ocorre nas trompas. Ou seja, o óvulo fecundado não chega até o útero e se firma nas tubas uterinas. Infelizmente, a gravidez ectópica é uma gestação sem futuro. O óvulo fertilizado não sobrevive, e o feto em crescimento pode prejudicar várias estruturas maternas.
Ovócitos, ou óvulos, são as células da reprodução femininas. São das maiores células do corpo humano, podendo inclusive ser visíveis a olho nu. Estas células, quando se juntam a um espermatozoide, têm o potencial de se transformar num embrião que pode dar origem a outro ser humano.
Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual. Diferente do escape, esse sangramento de nidação dura no máximo três dias e não apresenta sintomas expressivos como dor, por exemplo.
O ovócito primário continua a divisão I da meiose e produz o ovócito secundário ou ovócito II (n) e o primeiro glóbulo polar ou glóbulo polar I (n). O ovócito secundário, que é a célula lançada no momento da ovulação, começa a segunda divisão da meiose, mas o processo é inibido na metáfase II.
Por volta da 16ª a 20ª semana de gestação, o feto feminino possui o número máximo de óvulos que terá durante a sua vida. Neste período, há ao redor de 6 a 7 milhões de óvulos. Depois, esse número começa a cair progressivamente.
O corpo-lúteo é uma glândula endócrina temporária que se forma após a ovulação e tem importante função como fonte dos hormônios reprodutivos estrogênio e progesterona. Em ciclos normais, isto é, quando não há gravidez, essa estrutura se desfaz antes do período menstrual.
Os gametas masculinos são os espermatozoides, células móveis flageladas que garantem a reprodução sexuada dos animais. Essas células são formadas nos testículos, por meio de um processo denominado espermatogênese, e são liberadas no momento da ejaculação.
Após fecundação do óvulo, há formação do zigoto, que irá se desenvolver e formar o embrião e, posteriormente, o feto. A fecundação ocorre nas trompas de Falópio, também chamadas de tubas uterinas, e o ovo ou zigoto começa a dividir enquanto se movimenta até chegar ao útero.
Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução. Essas células são produzidas no ovário em um processo chamado ovogênese.
Após o nascimento, por volta do terceiro mês de vida, as ovogônias param de se dividir, crescem, duplicam seus cromossomos e entram na prófase I da meiose, quando passam a ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I. Os ovócitos primários permanecem dessa forma até que a mulher atinja a puberdade.
O Zigoto se divide em duas células, depois em quatro células, e assim por diante, até formar o blastocisto, que vai se implantar na parede do útero e em algumas semanas dará origem ao embrião, formando um ninho.
Essas células são produzidas no ovário em um processo chamado ovogênese. Na puberdade, iniciam-se os ciclos ovarianos e, a cada ciclo, alguns folículos começam a se desenvolver e um ovócito secundário é liberado (ovulação).
Os óvulos são gametas femininos armazenados nos ovários. São as células responsáveis pelo processo reprodutivo junto ao espermatozoide, o gameta masculino. O óvulo ou ovócito secundário, é assim denominado pois atingiu a maturação completa nos ovários.
O óvulo e o espermatozóide são células diferentes daquelas que formam o restante do corpo, pois possuem apenas metade do material genético. Por curiosidade, o processo de formação dessas células é chamdo de meiose, na qual uma célula germinativa se divide e da origem a quatro células filhas, cada uma com metade do material genético ...
Como a ovulação ocorre por volta do 14º dia do período menstrual, considerando ciclos regulares —, a janela de fertilidade começa 4 dias antes da ovulação e termina no dia seguinte, considerando o tempo de sobrevida dos gametas: 5 dias dos espermatozoides e 1 dia do óvulo, após ser liberado.
Após a ovulação, os óvulos devem ser captados pelas tubas uterinas, que são dois pequenos canais com aproximadamente 10 cm de comprimento que saem do útero e acabam em projeções semelhantes a dedos, chamadas fímbrias. As fímbrias 'pairam' sobre os ovários, mas não estão ligadas a eles.
Na ovulação, o ovócito sai do ovário e segue para a tuba uterina. É na tuba uterina que geralmente ocorre a fecundação, processo em que o espermatozoide funde-se ao ovócito.
A fecundação, momento em que um ovócito secundário é penetrado por um espermatozoide, ocorre geralmente nas tubas uterinas, na sua porção distal. Diferentemente do óvulo, os espermatozoides chegam até esse local através de estruturas locomotoras, os chamados flagelos.
Os ovários são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais, estrogênios e progestinas, além da formação e do armazenamento dos gametas femininos. O processo de produção do gameta feminino é denominado ovogênese ou ovulogênese e tem início ainda na fase embrionária do indivíduo.
Os ovários alternam-se na maturação dos seus folículos, ou seja, a cada ciclo menstrual, a liberação de um óvulo, ou ovulação, acontece em um dos dois ovários. Fase de multiplicação ou de proliferação: É uma fase de mitoses consecutivas, quando as células germinativas aumentam em quantidade e originam ovogônias.
A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.
Quando posso fazer o exame de sangue beta hcg? Para realizar o exame, o recomendado é aguardar 10 dias após a fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual. O beta HCG pode ser realizado antes desse período, porém pode apresentar um resultado falso-negativo./span>
No entanto, o sangramento fora do período menstrual também pode ser sinal de gravidez quando surge 2 a 3 dias após o contato íntimo desprotegido, por exemplo, ou pode ser sintoma de pré-menopausa quando acontece em mulheres com mais de 40 anos. Saiba o que significa o sangramento na gravidez.
Um ciclo menstrual adulto médio dura normalmente 28 dias, variando de 24 a 35 dias. O sangramento em si dura em média de 4 a 6 dias. A perda média de sangue durante cada período menstrual é de 30 ml, o limite superior do normal é de 80 ml, mas isso é extremamente difícil de medir, como podem imaginar.
Menstruação Ao longo do ciclo é comum que a urine volte à coloração normal, no entanto no exame de urina é ainda possível identificar a presença de hemácias e/ou hemoglobina na urina e, por isso, a realização do exame durante esse período não é recomendada, já que pode interferir no resultado.