As sete ferramentas da qualidade são metodologias e técnicas utilizadas para identificação e priorização de problemas, elaboração e implementação de soluções e verificação de resultados.
Quando se fala das sete ferramentas da qualidade (diagrama de processo, análise de Pareto, diagramas de causa e efeito, diagramas de correlação, histogramas, cartas de controle de processo e folhas de verificação), estas devem ser conhecidas por todos da organização.
As ferramentas da qualidade surgiram na década de 50 com base nos conceitos e práticas existentes naquela época e a partir daí vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão de processos e qualidade.
5W2H é uma metodologia de elaboração de planos de ação. Através dela, são definidos projetos especificados a partir da resposta de 7 perguntas relacionadas com as letras “W” e “H”: what? (o que?); who? (quem?); when? (quando?); where? (onde?); why? (por quê?); how? (como?); how much? (quanto custará?).
Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:
As dimensões que devem ser contempladas no Plano de Ação da escola são: gestão escolar democrática; prática pedagógica; avaliação; acesso, permanência e sucesso na escola; ambiente educativo e formação dos profissionais da escola1.