A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. ... Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
Inovações técnicas e científicas; Expansão da produção artística; O resgate do papel da mulher na renascença. A pintura renascentista nesse contexto é para o professor de História uma espécie de matéria-prima, ou seja, um registro histórico.
No renascimento aconteceu quatro invenções revolucionárias que são a bússola, o relógio mecânico, a prensa e a pólvora. Embora o renascimento tenha sido um movimento de ampla repercussão, ele surgiu na península Itálica e foi nela que começou a alcançar maiores expressões.
As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns:
Resposta. Resposta: As principais características da pintura renascentista: - Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo. ... - O realismo, os artistas do Renascimento não veem mais o homem como um simples observador do mundo expressa a grandeza de Deus, mas como uma expressão muito maior e grandiosa do que Deus.
13 principais obras renascentistas para conhecer o período
Com o Humanismo o Homem passa a estar no centro do universo, e o teocentrismo dá lugar ao antropocentrismo. Há um regresso às ideias e glórias da época Clássica (greco-romana), um renascer dos ideais e cânones clássicos.
A arte renascentista valorizou os aspectos culturais, do homem e da natureza, e esteve voltada essencialmente para a retomada dos modelos clássicos greco-romano. Baseada no naturalismo, racionalismo e hedonismo. grandes artistas renascentistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio.
O neoplatismo renascentista veio atribuir um novo valor à beleza ao reconhecê-la como sinal exterior e invisível de uma “bondade” interior e invisível. A beleza já não é considerada um trunfo perigoso, mas antes um atributo necessário do carácter moral e da posição social.
A principal importância das obras feitas na antiguidade clássica estar na (valorização) do corpo humano desde esculturas ou pinturas , mostra em ricos detalhes a beleza como o corpo era visto naquela época seja através da nudez ou com vestimentas mais mostrando em si próprio as curvas do próprio corpo.
Os artistas do renascimento se preocupavam em apresentar o homem como centro do Universo (antropocentrismo) e a relação que ele estabelecia com a natureza. Valorizavam a harmonia e o equilíbrio, elementos considerados importantes durante a antiguidade clássica.
Resposta. Resposta: As ideias iluministas mudaram a mente das pessoas. Esse período tem esse nome porque praticamente o mundo ressurgiu.
Com a valorização da razão, deu-se mais valor ao estudo científico, logo começaram a surgir novos inventos, estudos astronômicos, a arte se modificou e por consequência, a sociedade também modificou-se, sendo agora guiada um pouco pela luz da ciência.