EQST

O Que Furcula Esternal?

O que é Furcula esternal?

Estrutura orgânica em forma de forquilha. Chanfradura do bordo superior do manúbrio do esterno. Eminência em forma de ferradura da laringe embrionária.

O que é uma Furcula?

substantivo feminino [Biologia] Apêndice ou estrutura bifurcada, especificamente osso bifurcado em frente do esterno das aves, que consiste essencialmente nas duas clavículas anquilosadas nas suas extremidades médias ou inferiores e que, nas aves domésticas, têm muitas vezes, no ponto médio de união, uma grande apófise ...

O que é retração de Furcula?

É um quadro que se caracteriza por dificuldade respiratória, em decorrência de obstrução do trato respiratório, desde as fossas nasais, até a traqueia. Os sintomas podem manifestar-se com estridor, retração de fúrcula esternal, retração intercostal e até cianose.

O que é Huffing?

Técnica de Expiração Forçada (TEF) ou Huffing Consiste em um ou dois esforços expiratórios (huffs) realizados com a glote aberta com objetivo de remoção de secreções brônquicas com a menor alteração da pressão pleural e menor probabilidade de colapso bronquiolar.

Quais são as manobras de higiene brônquica?

As manobras de higiene brônquica à beira do leito mais escolhidas pelos fisioterapeutas foram vibrocompressão, hiperinsuflação, drenagem postural, aspiração traqueal e mobilização motora.

Como fazer a Vibrocompressão?

A vibrocompressão consiste em aplicar vibrações por meio de contração dos músculos agonistas do antebraço do terapeuta, trabalhando em sinergia com a palma da mão aplicada perpendicularmente sobre o tórax do paciente, preferencialmente no final da expiração.

O que é secreções brônquicas?

Sabe-se que a secreção é o aumento da produção do muco pulmonar, caracterizando patologia, que associado com células e resquícios do próprio pulmão irá provocar sons pulmonares patológicos.

O que é drenagem autógena?

Drenagem Autógena (DA) A drenagem autógena (DA) utiliza inspirações e expirações lentas, de forma ativa, controladas pelo paciente, iniciando no volume de reserva expiratório até o volume de reserva inspiratório. ... A DA apresenta a limitação de necessitar da colaboração efetiva do paciente.

O que é Eltgol?

A ELTGOL consiste na realização de expirações lentas com a glote aberta, partindo da capacidade residual funcional (CRF) até o volume residual (VR), estando o indivíduo em decúbito lateral com o pulmão acometido na posição dependente11.

O que é desobstrução Rinofaríngea retrógrada?

A aplicação da técnica consiste em introduzir soro nas narinas da criança, mantendo sua cabeça em ligeira extensão e, ao final de sua expiração, com uma das mãos, o fisioterapeuta eleva a mandíbula do paciente, apoiando os dedos indicador e médio na base da língua, obrigando a criança a inspirar profundamente pelo ...

Quando é indicada a realização da manobra respiratória para aceleração de fluxo expiratório AFE )?

O aumento do fluxo expiratório (AFE) é uma técnica não convencional de desobstrução brônquica que pode ser aplicada desde o nascimento, inclusive no RN prematuro, quando existe doença respiratória com obstrução das vias aéreas3.

O que é flutter fisioterapia?

Introdução: O Flutter® VRP1 é um dispositivo que combina pressão positiva expiratória e oscilações de alta freqüência com objetivo de manter as vias aéreas pérvias. Apesar de sua utilização rotineira na prática da fisioterapia, seu efeito na mecânica respiratória é escasso na literatura.

O que é AFE fisioterapia?

O aumento do fluxo expiratório (AFE) é uma técnica não convencional de desobstrução brônquica que pode ser aplicada desde o nascimento, inclusive no RN prematuro, quando existe doença respiratória com obstrução das vias aéreas3.

O que é depuração das vias aéreas?

Os recursos físicos utilizados pela fisioterapia respiratória têm como objetivo aumentar a depuração mucociliar, desobstruir as vias aéreas e facilitar a ventilação e as trocas gasosas. Estas técnicas são denominadas de Técnicas de Depuração Mucociliar.

Que fatores interferem na complacência pulmonar?

A postura (posição) também pode alterar o volume e a complacência pulmonar. Da mesma forma a idade e as demais restrições à expansão do tórax e do pulmão interferem no volume aéreo e na complacência pulmonar. A complacência é medida dividindo-se a variação de volume pela correspondente variação de pressão.

Quais os 2 principais fatores que determinam a complacência pulmonar?

Outras duas características responsáveis pela capacidade de expansão e retração do volume são a complacência e a tensão superficial. · Complacência: A complacência pulmonar é um resultado da presença de fibras elásticas no tecido pulmonar, bem como da existência da tensão superficial dos líquidos alveolares.

Como aumentar a complacência pulmonar?

Confira exercícios respiratórios que ajudam a aumentar a capacidade pulmonar

  1. 1ª atividade. Inspire uma vez, puxando o ar pelo nariz. ...
  2. 2ª atividade. Fazer os mesmos passos anteriores, mas segurando o ar dentro do pulmão por 5 a 10 segundos. ...
  3. 3ª atividade. Fazer as mesmas sequências respiratórias segurando algum objeto.

O que é complacência estática?

Como referido por Azeredo (2002) a complacência estática descreve uma atividade que ocorre durante a ventilação e quando o sistema pulmão/tórax não está em movimento; já a complacência dinâmica pode ser interpretada quando o tórax e os pulmões encontram-se em movimento (Áuler Junior et al. 1995).

Como calcular complacência Estatica e dinâmica?

As medidas de mecânica pulmonar foram obtidas a partir dos seguintes cálculos: complacência dinâmica Cdin = VC / PPI - PEEP; complacência estática Cest = VC / Pplato - PEEP, resistência das vias aéreas Raw = PPI - Pplato / fluxo inspiratório.

O que é complacência e resistência pulmonar?

A complacência dos pulmões é o grau de extensão dos pulmões para cada aumento da pressão transpulmonar (diferença entre pressão intra-alveolar e a pressão pleural).