Animais como a medusa e anêmonas - Filo Cnidaria - e a estrela-do-mar e ouriço-do-mar - Filo Echinodermata - têm simetria radial (vários eixos de simetria). A maioria dos animais tem simetria bilateral, isto é, com um único eixo de simetria.
A simetria radial é aquela em que o corpo do animal pode ser dividido em vários planos dispostos em torno de um eixo longitudinal. Animais com esse tipo de simetria recebem o nome de radiados.
Simetria Radial: Quando o ser vivo apresenta vários planos longitudinais que passam pelo centro do corpo o dividem em partes iguais. Ex.: Água Viva,cana-da-índia e a tulipa.
Os cnidários são animais diblásticos, sendo seu corpo formado por dois folhetos embrionários: a ectoderme e a endoderme. ... Esses animais exibem uma simetria radial, o que significa que partes semelhantes do seu corpo estão repetidas ao redor de um eixo central.
Estrela-do-mar: Simetria Radial. C) Lesma: Simetria Bilateral. D) Esponjas: As esponjas apresentam Simetria Bilateral. ... F) Água-viva: Simetria Bilateral.
Simetria radial - O corpo do animal pode ser divido em partes iguais dispostas em torno de um eixo longitudinal. Ocorre em animais cilíndricos. ... Simetria bilateral - O animal possui apenas um eixo de simetria que produz duas metades iguais. Esse eixo passa pelo centro do animal, determinando os lados esquerdo e direito.
Tipos de simetria
Figuras simétricas correspondem à forma ou arranjo, de partes em lados opostos de um plano, reta ou ponto considerado o eixo simétrico, tendo cada parte em um lado, a sua contraparte, em ordem reversa, forma equidistante, espelhada. Encontramos a simetria em muitas coisas que nos cercam.
Simetria é quando as duas partes de um elemento dividido no meio são iguais. ... Um exemplo de elemento simétrico são as figuras geométricas. Simetria: figuras geométricas. Na biologia, a simetria consiste na correspondência ideal do corpo de uma planta ou animal em relação a um centro, um eixo ou um plano.
substantivo feminino Discrepância; em que há diferença; falta de igualdade e de semelhança; com discordância: assimetria das formas. Falta de simetria, de conformidade.
É o deslocamento paralelo, em linha reta na mesma direção e no mesmo sentido, de um objeto ou figura, em função de um vetor percorrendo a mesma distância. ... Na simetria de translação, a figura "desliza" sobre uma reta, mantendo-se inalterada.
A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore. O homem tem tentado compreender e criar a ordem, a beleza e a perfeição, através dos tempos, por meio do sentido da simetria. ...
Para sabermos se uma figura é simétrica, precisamos observar se ao dobrarmos ela no eixo de simetria um dos lados cai bem certinho sobre o outro lado. Ou seja, se os dois lado são iguais.
Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) introduziu uma idéia-chave – a da simetria. Ela tanto podia ser entendida de uma forma estrita, em que os lados opostos de uma figura dividida por um eixo central são exatamente iguais, quanto num sentido amplo, de proporção e equilíbrio entre as partes.
O círculo, infinitos eixos de simetria: retas contendo os diâmetros.
Assim, um quadrado tem quatro eixos de simetria, porque existem quatro maneiras diferentes de dobrá-lo e fazer com que todas as arestas coincidam.
Num triangulo (polígono regular com 3 lados) temos 3 eixos de simetria! Num quadrado (polígono regular com 4 lados) temos 4 eixos de simetria! Num pentágono (polígono regular com 5 lados) temos 5 eixos de simetria! Num hexágono (polígono regular com 6 lados) temos 6 eixos de simetria!
Simetria axial: doze eixos de simetria.